Konviva | Chat Online
O chat online é uma funcionalidade desenvolvida para permitir a comunicação em tempo real entre os usuários pré-definidos pelo sistema, visando auxiliar os solicitantes com problemas e dúvidas com mais agilidade e simplicidade no processo.
Para habilitar você deve entrar em contato com o suporte técnico e solicitar a ativação desse módulo.
Uma vez habilitado o módulo, aparecerá no configurador geral a seguinte configuração:
Papel Atendente
Todos os usuários associados a um perfil definido como Atendente no Configurador Geral poderão visualizar e responder os chamados criados pelos Solicitantes. Para isso, basta clicar no ícone de chat na tela e clicar em Responder em alguma das conversas disponíveis no menu Abertos. É possível visualizar se e quantos chats estão em abertos de acordo com o número exibido acima do ícone de chat.

Importante
- Não é possível alterar o status para online/offline. Uma vez logado na plataforma, o Atendente será exibido como online até fazer logoff;
- Não é possível assumir uma conversa respondida por outro Atendente. Apenas conversas novas ou previamente interagidas podem ser respondidas;
- Apenas usuários Solicitantes podem iniciar conversas.
Na área de chats abertos é possível ver o nome do Solcitante, assim como o motivo do chamado, a data de abertura da solicitação, a quantidade de mensagens enviadas pelo chat e o status do usuário. Ao clicar em responder, a conversa será exibida ao Atendente, assim como as mensagens enviadas pelo Solicitante. Para respondê-las, basta clicar na área de inserção de texto, digitar a mensagem e clicar em enviar/pressionar Enter.

Uma vez encerrado o chat, é possível visualizar o histórico das conversas na seção Encerrados do menu de chat. Essa opção permite apenas visualizar os chats encerrados já que, uma vez finalizados, nenhuma interação poderá ser iniciada pelo usuário Atendente.
Importante
Apenas usuários Solicitantes podem encerrar conversas.
Papel Solicitante
Os usuários que tiveram seu tipo de perfil associado ao papel Solicitante poderão usar o chat online para abrir uma conversa com os Atendentes, a fim de sanar dúvidas ou buscarem resolver problemas. Para isso, basta clicar no ícone de chat na tela e selecionar o tipo de chat que deseja: Dúvida ou Problema. Esse modal apresenta, também, o status dos usuários Atendentes, que pode ser online caso haja ao menos um Atendente ativo no sistema ou offline, caso não haja nenhum.

Uma vez iniciado o chat, o sistema irá enviar uma mensagem automática de boas-vindas basta digitar a dúvida ou o problema em questão na caixa de texto e clicar no botão enviar/pressionar enter. Ao fazer isso. sua mensagem será enviada para os usuários Atendentes, que poderão continuar a conversa.
Observação
As conversas de chat só podem ser iniciadas por usuários definidos com o papel Solicitante.
Ao finalizar o atendimento via chat e receber uma resposta final do Atendente, é possível encerrar a conversa clicando no botão Encerrar chat.

Encerrado o chat, um modal para avaliar o atendimento, permitindo informar se sua questão foi sanada será apresentado.

Outras configurações de chat
Os usuários da funcionalidade chat online poderão definir alguns pormenores da funcionalidade, como tamanho e local de exibição em tela.
É possível aumentar o tamanho da janela de chat ao clicar no botão maximizar, fazendo com que o chat se apresente mais fácil para leitura das mensagens.


Caso desejado, é possível mover a janela do chat para 5 outras posições na tela da plataforma, além da posição padrão (canto inferior esquerdo). Para isso, basta clicar no botão de Posição do chat na tela e clicar em um dos 6 pontos apresentados que deseja que a janela de chat se encontre

