Konviva | Modalidades de curso
A Konviva possui 5 tipos de curso: a distância, presencial, blended, prova e síncrono.
Cada um deles possui características e formas distintas de configuração e cadastro.
Atenção: Ao definir a modalidade do curso, não é mais possível modificá-la.
Curso a Distância
O curso, por conceito, é realizado totalmente a distância, com atividades online, sem momentos presenciais. No Konviva, o critério de aprovação neste tipo de curso está relacionado à interação do aluno com os objetos de aprendizagem (OA) que compõem o conteúdo, como avaliações, entrega de trabalhos, SCORM, vídeos ou outro arquivo publicado na árvore de conteúdo.
Ao publicar o conteúdo, é definido o peso destes itens no cálculo do aproveitamento do aluno. Objetos de aprendizagem com peso diferente de Zero entram no cálculo do aproveitamento final.
Exemplo:
Se conteúdo for composto por três objetos: um pacote SCORM e uma avaliação online, ambos com peso 1 e mais um vídeo com peso zero, o sistema calculará a média obtida somente nas notas do objeto SCORM e na avaliação, definindo-se, assim, a nota final do aluno. Quando comparada esta nota final com o aproveitamento cadastrado no curso, o aluno é aprovado ou reprovado.
Em cursos a distância é possível cadastrar turmas contínuas (em dias) e periódicas (data de início e fim).
Cadastro de Curso a Distância
- Cadastre nome e código do curso (obrigatório);
- Tag: incrementa a nuvem de tags exibida na home do alunos (opcional);
- Imagem (opcional): Faça upload da imagem do curso. A imagem do curso deve ter pelo menos 200px x 200px e com extensão JPG ou PNG.
- Defina a modalidade (obrigatório);
- Selecione uma ou mais categoria(s). O curso será publicado no catálogo junto í (s) categoria(s) selecionada(s). Cursos não associados a uma categoria não serão exibidos no catálogo e não estarão disponíveis (as categorias precisam ser previamente criadas);
- Curso ativo/inativo: Se inativo não será mais exibido para o aluno para próximas matrículas (quando o catálogo for ativado para aluno efetuar matrícula);
- Termo de aceite: habilita a lista de Termos de Aceite previamente cadastrados. Quando selecionado um Termo, o documento é apresentado ao aluno no momento da matrícula e ele deverá aceitar o Termo para efetivar o processo.
- Lista de interesse: habilita no catálogo do aluno o botão “manifestar interesse” e permite que o aluno se manifeste interesse no curso. Esta opção serve para o administrador ter uma ideia de quantas pessoas estão interessadas em fazer o curso para, posteriormente montar as turmas. Em Cursos > Lista de Interesse o administrador pode gerenciar a lista de interesse, visualizando o motivo pelo qual as pessoas tem interesse no curso e podendo excluir as pessoas da lista.
- Aluno visualiza no catálogo: Se selecionada a opção NÃO o curso não será exibido no catálogo e somente será possível realizar matrículas pela interface de administração do sistema.
- Mostrar desempenho do aluno (opcional): exibe no histórico do aluno o desempenho detalhado das notas e interações com o objetos de aprendizagem cadastrados no conteúdo do curso;
- Público-alvo: o curso também pode ser restrito por público-alvo.
- Carga horária (opcional): em horas e minutos. O valor poderá ser exibido nas informações do curso.
- Defina o aproveitamento requerido: é o percentual mínimo necessário para aprovação no curso. No curso a distância, o aproveitamento baseia-se na nota obtida a partir da interação do aluno com os objetos de aprendizagem configurado com peso diferente de Zero.
- Em Informações Complementares é possível associar o perfil “Autor” que tem permissão para cadastrar conteúdo no curso.
- Em Equivalência você pode associar cursos como sendo equivalentes ao curso que você está cadastrando.
Curso Presencial
Caracteriza-se por evento que ocorre presencialmente, mas os processos de matrícula e controle de nota e frequência são suportados pelo sistema.
Podem ser publicados no conteúdo do curso (objetos de aprendizagem), mas ao contrário de cursos a distância ou blended a interação com estes objetos não influenciam na aprovação/reprovação do aluno. Apenas a nota e/ou frequência atribuídas pelo professor/instrutor contam para o aproveitamento final, e consequente aprovação/reprovação do aluno no curso.
Cadastro de curso presencial
São os mesmos campos apresentados no cadastro do curso a distância. A diferença no cadastro do curso presencial está na configuração do aproveitamento, que pode basear-se em nota e/ou frequência.
- Aproveitamento requerido (nota): é o percentual necessário para aprovação, baseado na nota atribuída pelo instrutor para atividades (presenciais);
- Frequência requerida: considera o percentual mínimo de frequência para aprovação;
- Aproveitamento e frequência: Se selecionada certificação por nota e frequência, os dois critérios deverão ser alcançados para aprovação do aluno. A nota e a frequência serão registradas pelo professor na interface de desempenho.
O aproveitamento poderá ser calculado com base nas notas das avaliações a distância e da parte presencial (nota e/ou frequência), o gestor pode ainda configurar o peso de cada critério, estabelecendo um peso para aproveitamento a distância (nota das avaliações) e peso para aproveitamento presencial (nota atribuída pelo professor).
Como apenas o aproveitamento da nota e frequência presencial entram no cálculo da aprovação, configure o peso do aproveitamento a distância como Zero.
Curso Síncrono
O curso Síncrono requer a integração com uma ferramenta de videoconferência/webconference. No Konviva se faz o cadastro da turma, o cadastro da aula/reunião e moderador. Estas informações são enviadas para o sistema de webconference para agendamento das reuniões. Na data e horário agendados, os alunos acessam no Konviva um link para a sala de reuniões virtual, sem necessidade de um novo login.
Cadastro de curso síncrono
Mesmas regras do curso a distância, exceto a regra do aproveitamento requerido. No curso síncrono, na opção “Certificar aluno por”, a aprovação no curso pode ser configurada de 2 formas:
- Aproveitamento por Nota do moderador: se for selecionada esta opção, o aluno será aprovado se a média final inserida pelo moderador na área de “Desempenho” for maior ou igual ao aproveitamento requerido.
- Aproveitamento por Conteúdo: se for selecionada esta opção, o aluno será aprovado se a média final das avaliações de aprendizagem for maior ou igual ao aproveitamento requerido.
Curso Blended
O curso Blended considera as notas das avaliações e objetos de aprendizagem para estudo online, bem como o desempenho (nota presencial e/ou frequência) atribuído pelo instrutor/tutor responsável pelo curso. A combinação dos pesos desses critérios é que definem a aprovação do aluno. Ou seja, tanto a nota e/ou frequência da etapa presencial atribuídas pelo instrutor, quanto as atividades realizadas no conteúdo online, são consideradas para a certificação do aluno.
Cadastro de curso Blended
As telas de cadastro dos cursos blended e presencial são iguais. O que diferencia um curso do outro é a configuração nos critérios de certificação a ser feita pelo administrador.
- Aproveitamento requerido (nota): é o percentual necessário para aprovação, baseado na média das notas obtidas pelo aluno nas avaliações realizadas (a distância) e nota atribuída pelo professor para atividades (presenciais);
- Frequência requerida: considera o percentual mínimo de frequência para aprovação. A frequência será registrada no sistema pelo professor;
- Aproveitamento e frequência: Se selecionada certificação por nota e frequência, os dois critérios deverão ser alcançados para aprovação do aluno.
Como se trata de curso blended, no qual o aproveitamento poderá ser calculado com base nas notas das avaliações a distância e da parte presencial (nota e/ou frequência), o gestor deverá configurar pesos para aproveitamento presencial e aproveitamento a distância.
Curso de curso do tipo Prova
O Curso prova permite apenas o cadastro de uma Única avaliação de aprendizagem e um certificado. Não é possível publicar nenhum outro objeto no conteúdo, como também as turmas não possuem ferramentas de colaboração. A aprovação do aluno é baseada apenas na nota desta Única prova. Na prática, é utilizado para aplicação de avaliações monitoradas, relacionadas a processos de certificação ou de seleção. Os alunos matriculados, acessam a prova na data e horário determinados pelo monitor da turma.
Cadastrar curso do tipo PROVA
Siga os mesmos passos apresentados no cadastro do curso a distância. A diferença no cadastro do curso tipo prova, refere-se a configuração do número de tentativas. O administrador configura o número de vezes que o aluno poderá efetuar a matrícula para responder a prova e o intervalo entre elas.
A regra do intervalo é válida quando o aluno tem acesso ao catálogo para se auto-matricular.
Em “Número de Tentativas” é possível configurar quantas vezes o aluno poderá efetuar nova matrícula na prova e em qual intervalo de tempo. Caso não tenha nenhuma tentativa configurada, o aluno poderá se matricular na prova quantas vezes desejar. O número de tentativas da matrícula na prova é mostrado no Relatório de Certificação de Trilhas.