15209 - Procedimento para estorno de venda com cartão no PDV
Problema: Descrição do Problema: Ocorre quando a venda no PDV já foi realizada e precisa ser cancelada, não sendo mais o último cupom da ECF. Qual o procedimento para estorno de venda com cartão no PDV?
Quando ocorre / onde se aplica: venda no PDV com cartão
Solução: Solução: O cupom fiscal não poderá ser cancelado se não for o último emitido pelo ECF, neste caso, deverá ser gerada uma nota fiscal de devolução.
Quanto ao cartão, é possível desfazer a operação, seguindo os seguintes passos:
O processo a partir do PDV é o seguinte:
1) Acessar a tela inicial do PDV
2) Selecionar opção F12 (Outras) -> F5 (ADM) -> F2 (TEF ADM)
3) A partir desse menu TEF ADM, todas as telas são chamadas do servidor SITEF, processo padrão de cancelamento dentro do TEF.
Vamos detalhar as próximas telas, porém, podem variar de acordo com cada servidor de TEF:
4) Selecionar opção 3 (Cancelamento de transação)
5) Informar a Senha do supervisor (Senha do supervisor do TEF, não do PDV)
6) Selecionar o tipo de cancelamento
7) Inserir o cartão no PINPAD ou digitar o número do cartão
8) Informar a data de vencimento do cartão
9) Informar a Data da transação
10) Número do DOC (Número que foi impresso no comprovante do cartão pela ECF)
11) Informar Valor da transação.
Após o SITEF localizar a transação com os dados informados, solicitará a senha do cartão do cliente, para concluir o estorno.
Após isso, será impresso um comprovante, e aparecerá este lançamento de estorno na redução Z. Neste momento também fará o estorno perante a administradora, não necessitando ligar para a mesma para efetuar o cancelamento.
Público: Interno, canais/consultores, clientes
Quando ocorre / onde se aplica: venda no PDV com cartão
Solução: Solução: O cupom fiscal não poderá ser cancelado se não for o último emitido pelo ECF, neste caso, deverá ser gerada uma nota fiscal de devolução.
Quanto ao cartão, é possível desfazer a operação, seguindo os seguintes passos:
O processo a partir do PDV é o seguinte:
1) Acessar a tela inicial do PDV
2) Selecionar opção F12 (Outras) -> F5 (ADM) -> F2 (TEF ADM)
3) A partir desse menu TEF ADM, todas as telas são chamadas do servidor SITEF, processo padrão de cancelamento dentro do TEF.
Vamos detalhar as próximas telas, porém, podem variar de acordo com cada servidor de TEF:
4) Selecionar opção 3 (Cancelamento de transação)
5) Informar a Senha do supervisor (Senha do supervisor do TEF, não do PDV)
6) Selecionar o tipo de cancelamento
7) Inserir o cartão no PINPAD ou digitar o número do cartão
8) Informar a data de vencimento do cartão
9) Informar a Data da transação
10) Número do DOC (Número que foi impresso no comprovante do cartão pela ECF)
11) Informar Valor da transação.
Após o SITEF localizar a transação com os dados informados, solicitará a senha do cartão do cliente, para concluir o estorno.
Após isso, será impresso um comprovante, e aparecerá este lançamento de estorno na redução Z. Neste momento também fará o estorno perante a administradora, não necessitando ligar para a mesma para efetuar o cancelamento.
Público: Interno, canais/consultores, clientes