16045 - SeniorPDV - ECF não responde - Verifique e reinicie o sistema
Problema: Descrição do Problema: ao abrir o SeniorPDV é exibida a seguinte mensagem ECF não responde - Verifique e reinicie o sistema.
Quando ocorre / onde se aplica: ao abrir o SeniorPDV.
Solução: Solução: a mensagem de erro ECF não responde - Verifique e reinicie o sistema ocorre quando, por algum motivo, o sistema não consegue se comunicar com o ECF. Seguem maiores informações.
Situação 1
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O sistema não conseguiu se comunicar com o ECF por algum problema em infraestrutura como, por exemplo:
- O ECF não está comunicando com o PDV
- O ECF está desligado
- Há algum problema no cabo de comunicação do PDV com o ECF
- O ECF está travado
- Foi alterada a porta de comunicação do ECF (isso é comum quando o ECF é USB e é trocada a porta USB do computador onde o ECF está ligado - isso faz com que o Computador gere uma nova porta COM para esta ECF)
Nesta situação, indicasse utilizar um aplicativo da própria marca do ECF para garantir a comunicação entre o PDV e o ECF.
No caso da Bematech, por exemplo, este aplicativo é o Bematools.
Através deste aplicativo, deve-se garantir a comunicação do ECF com o computador, gerando, inclusive, relatórios fiscais, para garantir que o ECF, além de se comunicar com o computador, está respondendo a comandos enviados.
Se o software utilizado não obter comunicação com o ECF, há algum problema na comunicação entre o PDV e o ECF. Neste caso, deve-se verificar a comunicação adequada entre estes componentes. Esta verificação deve ser realizada pela equipe de TI do cliente, não sendo escopo do Suporte da Senior efetuar estas verificações.
Situação 2
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Caso seja garantida a comunicação entre o PDV e o ECF (conforme descrito na situação 1, a mensagem também poderá ser exibida se o arquivo de licença do PDV estiver expirado (arquivo ARQNS.SER).
Neste caso, deve-se verificar a solicitação de um novo arquivo de licença para a área de copias da Senior (dados sobe o ECF poderão ser solicitados para que o arquivo seja gerado)
Após receber o arquivo, deve-se substituir o arquivo no PDV (faznedo backup do arquivo antigo), e iniciado o SeniorPDV novamente.
Após a substituição do arquivo ter sido realizada, é necessário que os arquivos ecf.properties e ecf.ini sejam removidos da pasta do SeniorPDV (efetuar backup dos arquivos anteriormente) e seja aberto o PDVConf. No PDVConf é necessário refazer as parametrizações do ECF antes de abrir o SeniorPDV novamente.
Público: Interno, canais/consultores, clientes
Quando ocorre / onde se aplica: ao abrir o SeniorPDV.
Solução: Solução: a mensagem de erro ECF não responde - Verifique e reinicie o sistema ocorre quando, por algum motivo, o sistema não consegue se comunicar com o ECF. Seguem maiores informações.
Situação 1
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O sistema não conseguiu se comunicar com o ECF por algum problema em infraestrutura como, por exemplo:
- O ECF não está comunicando com o PDV
- O ECF está desligado
- Há algum problema no cabo de comunicação do PDV com o ECF
- O ECF está travado
- Foi alterada a porta de comunicação do ECF (isso é comum quando o ECF é USB e é trocada a porta USB do computador onde o ECF está ligado - isso faz com que o Computador gere uma nova porta COM para esta ECF)
Nesta situação, indicasse utilizar um aplicativo da própria marca do ECF para garantir a comunicação entre o PDV e o ECF.
No caso da Bematech, por exemplo, este aplicativo é o Bematools.
Através deste aplicativo, deve-se garantir a comunicação do ECF com o computador, gerando, inclusive, relatórios fiscais, para garantir que o ECF, além de se comunicar com o computador, está respondendo a comandos enviados.
Se o software utilizado não obter comunicação com o ECF, há algum problema na comunicação entre o PDV e o ECF. Neste caso, deve-se verificar a comunicação adequada entre estes componentes. Esta verificação deve ser realizada pela equipe de TI do cliente, não sendo escopo do Suporte da Senior efetuar estas verificações.
Situação 2
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Caso seja garantida a comunicação entre o PDV e o ECF (conforme descrito na situação 1, a mensagem também poderá ser exibida se o arquivo de licença do PDV estiver expirado (arquivo ARQNS.SER).
Neste caso, deve-se verificar a solicitação de um novo arquivo de licença para a área de copias da Senior (dados sobe o ECF poderão ser solicitados para que o arquivo seja gerado)
Após receber o arquivo, deve-se substituir o arquivo no PDV (faznedo backup do arquivo antigo), e iniciado o SeniorPDV novamente.
Após a substituição do arquivo ter sido realizada, é necessário que os arquivos ecf.properties e ecf.ini sejam removidos da pasta do SeniorPDV (efetuar backup dos arquivos anteriormente) e seja aberto o PDVConf. No PDVConf é necessário refazer as parametrizações do ECF antes de abrir o SeniorPDV novamente.
Público: Interno, canais/consultores, clientes