IT Services - Utilização do Sistema - A base de dados está indisponível para utilização do sistema. Conclua o processo ou libere explicitamente via CBDS
Incidente
Ao tentar abrir o sistema ocorre a mensagem A base de dados está indisponível para atualização do sistema. Conclua o processo ou libere explicitamente via CBDS. Depois de clicar no botão OK o sistema não abre.
Causa
Esta mensagem ocorre devido a base de dados estar marcada para manutenção. Isso ocorre em cenários onde o sistema está passando por alguma alteração ou sendo atualizado.
Este assinalamento é realizado para evitar que haja acessos indevidos de usuários durante o processo de manutenção;
Solução
Para solução do caso, basta desmarcar o assinalamento da manutenção da base conforme os passos abaixo:
- Verifique a aplicação que está retornando a mensagem;
- Acesse o CBDS em <diretório_instalação>/Módulo/CBDS;
- Clique no menu Arquivo / Conectar para se conectar com a base;
- Selecione a base de dados que precisa ser liberada e clique no botão OK;
- Marque a opção para se conectar com usuário master, inclua a senha e clique no botão para conexão;
- Acesse o menu Ferramentas / Assinalamento / Assinalamento da Base em Manutenção;
- Desmarque a opção Assinalar que a base está em manutenção;
- Apague as informações do campo de descrição do processo realizado;
- Clique no botão OK.