HCM – Recebimento de e-mails – Como configurar para os usuários receberam notificações por e-mail
Dúvida
Quais as configurações que precisam ser verificadas para que o usuário receba notificações por e-mail do módulo Painel de Gestão?
Solução
Para que a rotina de envio de e-mail funcione corretamente, realize os passos a seguir:
1. Efetue login na plataforma Senior X com um usuário administrador da mesma e acesse o menu Tecnologia / Configuração / Validação de envio de e-mail, inserindo um e-mail para ser enviado o teste, caso receba o e-mail corretamente, significa que as configurações de servidor de e-mail estão corretas no Senior X, caso não, é preciso revisar as configurações em Tecnologia / Configuração / Configuração de e-mail, bem como a possibilidade de existir algum proxy ou firewall bloqueando o recebimento no servidor de e-mail.
2. Verifique se os usuários alvos estão recebendo as notificações do Painel de Gestão na plataforma (ícone de sininho) logando diretamente no mesmo, caso não esteja recebendo consequentemente não será disparado o e-mail também, onde possivelmente o mesmo não é o alvo da notificação ou a configuração de notificação não foi realizada corretamente, existe uma configuração no painel de gestão que parametriza isto, acesse com um usuário administrador do painel o menu Gestão de Pessoas / Painel de Gestão / Configurações / Configurações Gerais, o parâmetro 'Informar a URL para os links das notificações', esta URL deve estar de acordo com a documentação que pode ser acessada no link abaixo:
Configuração da URL de notificações
3. Valide se o usuário esta com a opção 'Receber notificação por e-mail' habilitada, esta configuração é por usuário, portanto é necessário efetuar login com o usuário vinculado ao mesmo e acesse o menu Gestão de Pessoas / Painel de Gestão / Meu painel / Configurações de privacidade para verificar se o assinalamento esta ativo, conforme imagem abaixo:
4. Verifique se o e-mail de usuário esta vinculado em seu cadastro, acesse com o administrador da plataforma Senior X o menu Tecnologia / Administração / Gestão dos Usuários, filtre o usuário em questão, clique no botão Ações / Detalhes, no campo 'E-mail' é necessário que o mesmo esteja preenchido, caso não esteja no SGU pode-se informar o e-mail que será integrado para a plataforma na sequência.
OBS: É importante ressaltar que caso qualquer um dos itens acima não estiver de acordo e for ajustado, somente as novas notificações serão enviadas corretamente, as antigas, antes das configurações não será possível recebe-las. Juntamente a isto o RH não receberá notificações, pois devido a grande quantidade de solicitações e operações que podem ser feitas no Painel de Gestão hoje por comportamento o sistema não dispara notificações para o mesmo.