24786 - Usuário/senha inválido ao logar na plataforma Senior X (2 Integradores HCM ou G7
Problema:
Solução:
Ao logar na plataforma ocorre erro de usuário/senha, entretanto foi validado que o usuário está criado corretamente no SGU e vinculado ao colaborador. Validado também que o mesmo existe na plataforma ao acessar a gestão de usuários e mesmo trocando a senha no SGU para efetuar um novo teste de login ocorre erro de usuário/senha.
Rotina / Tela:
Autenticação na G7/HCM
Solução:
Verificamos que neste caso o usuário estava correto na base do HCM. Sendo assim, identificamos que este problema ocorre quando há 2 integradores rodando no ambiente simultaneamente para o mesmo propósito de subir usuários: 1 - Integrador HCM (Painel de Gestão) e o 2-Integrador Plataforma G5/G7 (ETL) que é usado para subir usuários para o Marcação do Ponto. O que ocorre é que como já existe o Integrador HCM que faz a função de subir usuários, o integrador ETL tenta fazer o mesmo, gerando conflito e impedindo o usuário de subir pra plataforma corretamente, causando problemas de logar ou até mesmo de integração para a G7.
Poderias validar se o cliente utiliza estes 2 integradores?
Neste caso, o correto seria parar o integrador ETL por hora e recriar os usuários com problemas, associa-los novamente ao respectivo colaborador(a) para que o mesmo consiga ter acesso novamente a plataforma e consequentemente ter acesso aos produtos do HCM. Antes de validar o acesso é importante verificar no Monitor do Integrador HCM se a sincronia subiu a alteração dos usuários, caso contrário, é possível rodar o fluxo de Usuários HCM para ajustar os mesmos.
Recomendo utilizar o relatório disponível em Diversos > Usuários > Listar > relatório 12 que cria o usuário e associa ao colaborador neste processo de recriação.
Obs: Antes de executar o relatório recomenda-se apagar os usuários que estão com problemas.
Finalmente, é importante ressaltar que é possível sim ter os 2 integradores rodando ao mesmo tempo, entretanto é necessário configurar o integrador ETL para desconsiderar a busca de usuários para integrar com a G7. Para este feito, é necessário registrar um chamado para o Suporte Aplicativos e Tecnologias solicitando a configuração neste integrador para que o mesmo possa desconsiderar a integração de usuários.