HCM – eSocial - Como realizar a alteração da Categoria eSocial enviada incorretamente
Dúvida
Como realizar a alteração da Categoria eSocial enviada incorretamente, no módulo Administração de Pessoal?
Solução
Para realizar a alteração da Categoria eSocial, realize os passos a seguir:
Importante:
No módulo Administração de Pessoal para excluir admissão já enviada ao eSocial faça primeiramente uma analise dos leiautes já enviados ao eSocial.
1. Se colaborador possuir folhas enviadas ao eSocial deverão primeiro reabrir os períodos e excluir os Periódicos;
1.1 Acesse eSocial / Eventos Periódicos / Reabertura, informe os períodos a serem reabertos e processe os S-1298 gerados;
2. Após a Reabertura, deverão realizar a exclusão dos S-1210 e S-1200 de cada competência, em eSocial/Eventos Periódicos/Exclusão de pendências.
2.1. Para maiores informações sobre a exclusão do leiaute S-1210, acesse a dica: HCM - S-1210 - Como excluir leiaute já enviado;
2.2. Para maiores informações sobre a exclusão do leiaute S-1200, acesse a dica: HCM - S-1200 - Como excluir leiaute já enviado;
3. Caso já tenham envios de leiautes SST, efetue os passos e efetue a exclusão dos leiautes S-2210, S-2220 e/ou S-2240;
3.1. Para maiores informações sobre a exclusão do leiaute S-2210, acesse a dica: HCM - S-2210 - Como excluir leiaute já enviado;
3.2. Para maiores informações sobre a exclusão do leiaute S-2220, acesse a dica: HCM - S-2220 - Como excluir leiaute já enviado ao eSocial;
3.3. Para maiores informações sobre a exclusão do leiaute S-2240, acesse a dica: HCM - S-2240 - Como excluir leiaute já enviado;
4. Acesse o módulo Administração de Pessoal e clique em eSocial / Colaboradores / Exclusão de Colaborador;
4.1 Informe o código da Empresa, Tipo de Colaborador, o cadastro do Colaborador e clique em Carregar:
4.2 Selecione o cadastro e clique em Processar:
4.3 Clique na opção Sim na mensagem que será exibida:
4.4. Acesse eSocial / Consulta Pendências e envie o leiaute S-3000 que foi gerado.
5. Altere para a Categoria eSocial correta Acesse Colaboradores / Históricos / Categoria eSocial;
6. Processe o leiaute S-2200 em eSocial / Colaboradores / Fechamento da Admissão;
6.1. Acesse eSocial / Gerar Não Periódicos e processe o leiaute S-2200;
6.2. Envie o leiaute S-2200 em eSocial / Consulta Pendências.
Observação
Seguindo as regras definidas nos leiautes do eSocial, apenas colaboradores com as seguintes categorias poderão possuir um novo histórico de categoria eSocial:
- 102 - Empregado - Trabalhador Rural por Pequeno Prazo da Lei 11.718/2008;
- 103 - Empregado - Aprendiz;
- 105 - Empregado - Contrato a termo firmado nos termos da Lei 3601/98;
- 106 - Trabalhador Temporário - contrato por prazo determinado nos termos da Lei 6019/74;
- 107 - Empregado - Contrato de trabalho Verde e Amarelo - sem acordo para antecipação mensal da multa rescisória do FGTS;
- 108 - Empregado - Contrato de trabalho Verde e Amarelo - com acordo para antecipação mensal da multa rescisória do FGTS;
- 111 - Empregado - Contrato de trabalho intermitente . Ainda, a alteração pode ser feita desde que a nova categoria seja 101 - Empregado - Geral, inclusive o empregado público da administração direta ou indireta contratado pela CLT.
Importante:
Para maiores informações, clique aqui e acesse a Documentação Técnica do eSocial.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.