HCM – Plano de Saúde – Qual é o comportamento das opções D - Informe Tipo Desconto e R - Informe Tipo Reembolso do campo Integrar Valores DIRF
Dúvida
Qual é o comportamento das opções D - Informe Tipo Desconto e R - Informe Tipo Reembolso do campo Integrar Valores DIRF, no módulo de Benefícios?
Solução
As opções do campo Integrar Valores Dirf funcionam para a seguinte situação:
Considerando como exemplo, que o colaborador realizou exames médicos fora da empresa, então o mesmo apresenta um recibo e a empresa reembolsa parte deste valor. Para o Informe de Rendimentos, o valor deverá ser levado, porém para a Dirf não, pois a Seguradora na qual o colaborador fez o exame não tem registro na ANS. Neste caso o valor não transita pela folha de pagamento.
A rotina de geração dos valores (Integração e Geração de Valores Anuais), verifica o assinalamento cadastrado no plano, e então na integração das despesas gera o valor de coparticipação na tabela de Plano de Saúde da Dirf. Estes valores serão gravados conforme o tipo informado, ou seja:
D - Desconto: será gravado no campo Informe Desconto o valor informado no campo Parte Colaborador, do cadastro de Despesas;
R - Reembolso: gravará no campo Informe Reembolso o valor da diferença entre os campos Valor Serviço e parte Colaborador.
Segue exemplo ilustrando o passo a passo:
1. Cadastre o plano de saúde em Benefícios / Assistência / Planos e informe uma das opções que deseja integrar;
2. Assinale o plano para o colaborador em Benefícios / Assistência / Assinalamentos / Individual;
3. Cadastre a despesa em Benefícios / Assistência / Despesas;
Observação: No caso do reembolso irá integrar a diferença do campo Valor Serviços e Parte Colaborador;
4. Gere os Valores Anuais em Benefícios / Assistência / Gerar Valores Anuais;
5. Valide que o valor integrou no campo Informe Reembolso no módulo Administração de Pessoal em Anuais / Informe/DIRF / Plano de Saúde / Alterar;
6. Gere o informe e valide que este será demonstrado no campo 7 Informações Complementares.