14622 - Campo Integrar Valores Dirf - Cadastro do Plano
Problema: No cadastro de Planos de Saúde no módulo Benefícios, existe o campo Integrar Valores Dirf, em Benefícios > Assistência > Plano. Neste campo temos 4 opções:
- Não gera;
- Gera todos;
- Informe tipo Desconto;
- Informe tipo Reembolso.
Estando assinalado o cadastro do Plano para gerar como Informe tipo Desconto ou Informe tipo Reembolso, não deveria demonstrar em colunas separadas na tela de Alterar Desconto Plano Saúde, no módulo Administração de Pessoal, em Anuais > Informe/Dirf > Desconto Plano Saúde > Alterar? Qual a finalidade dessas opções? Já que é desta tela que o sistema buscará as informações para gerar a Dirf e o Informe de Rendimentos.
Quando ocorre / onde se aplica: Ocorre na geração da Dirf/Informe de Rendimentos, ao utilizar Planos de Saúde integrados pelo módulo de Benefícios. Aplica-se para o módulo Benefícios, com impacto no Informe de Rendimentos e Dirf.
Solução: As opções do campo Integrar Valores Dirf funcionam para a seguinte situação:
Considerando como exemplo, que o colaborador realizou exames médicos fora da empresa, então o mesmo apresenta um recibo e a empresa reembolsa parte deste valor. Para o Informe de Rendimentos, o valor deverá ser levado, porém para a Dirf não, pois a Seguradora na qual o colaborador fez o exame não tem registro na ANS. Neste caso o valor não transita pela folha de pagamento.
A rotina de geração dos valores (Integração e Geração de Valores Anuais), verifica o assinalamento cadastrado no plano, e então na integração das despesas gera o valor de co-participação na tabela de Plano de Saúde da Dirf. Estes valores serão gravados conforme o tipo informado, ou seja:
- Desconto: será gravado como co-participação o valor informado no campo Parte Colaborador, do cadastro de Despesas;
- Reembolso: gravará como co-participação o valor da diferença entre os campos Valor Serviço e parte Colaborador.
Em anexo segue um exemplo da situação para melhor entendimento.
- Não gera;
- Gera todos;
- Informe tipo Desconto;
- Informe tipo Reembolso.
Estando assinalado o cadastro do Plano para gerar como Informe tipo Desconto ou Informe tipo Reembolso, não deveria demonstrar em colunas separadas na tela de Alterar Desconto Plano Saúde, no módulo Administração de Pessoal, em Anuais > Informe/Dirf > Desconto Plano Saúde > Alterar? Qual a finalidade dessas opções? Já que é desta tela que o sistema buscará as informações para gerar a Dirf e o Informe de Rendimentos.
Quando ocorre / onde se aplica: Ocorre na geração da Dirf/Informe de Rendimentos, ao utilizar Planos de Saúde integrados pelo módulo de Benefícios. Aplica-se para o módulo Benefícios, com impacto no Informe de Rendimentos e Dirf.
Solução: As opções do campo Integrar Valores Dirf funcionam para a seguinte situação:
Considerando como exemplo, que o colaborador realizou exames médicos fora da empresa, então o mesmo apresenta um recibo e a empresa reembolsa parte deste valor. Para o Informe de Rendimentos, o valor deverá ser levado, porém para a Dirf não, pois a Seguradora na qual o colaborador fez o exame não tem registro na ANS. Neste caso o valor não transita pela folha de pagamento.
A rotina de geração dos valores (Integração e Geração de Valores Anuais), verifica o assinalamento cadastrado no plano, e então na integração das despesas gera o valor de co-participação na tabela de Plano de Saúde da Dirf. Estes valores serão gravados conforme o tipo informado, ou seja:
- Desconto: será gravado como co-participação o valor informado no campo Parte Colaborador, do cadastro de Despesas;
- Reembolso: gravará como co-participação o valor da diferença entre os campos Valor Serviço e parte Colaborador.
Em anexo segue um exemplo da situação para melhor entendimento.