ERP – NFSe – O valor BC do Pis/Cofins deve ser informado quando o CST for diferente de 0, 8 ou 9
Incidente
Ao realizar a emissão de uma nota fiscal de serviços eletrônica e enviá-la ao eDocs ocorre a crítica: O valor BC do Pis/Cofins deve ser informado quando o CST for diferente de 0, 8 ou 9.
Causa
Esta mensagem é apresentada em notas de serviço enviadas para o ambiente nacional que possuem a CST de PIS e COFINS, indicando incidência de tributação e não possuem calculado o valor desses impostos.
Solução
Importante: Existem duas formas de tratar esta crítica, dependendo do processo de sua empresa a nota pode ser emitida com ou sem incidência de PIS e COFINS.
Para emissão da nota sem incidência de PIS e COFINS, realize os passos a seguir:
1. Acesse a tela F0011TVE - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Vendas (Transações de Vendas);
2. Busque o código de transação que está sendo utilizado na nota fiscal;
3. Acesse a guia PIS;
4. Informe no campo Sit. Trib. Pis um código de situação tributária que indique operação sem incidência a CST utilizada na nota não deve indicar tributação;
5. Acione o botão Alterar para gravar as alterações:

6. Realize o mesmo o processo para o COFINS;
7. Reabilite a nota e certifique-se que o novo valor configurado para a CST de PIS/COFINS seja sugerido para cada item da nota, pode ser necessário inserir o item novamente ou alterar diretamente a CST na tela.
Para emissão da nota com incidência de PIS e COFINS, siga os passos a seguir:
1. A emissão da nota com incidência de PIS e COFINS deve estar previamente parametrizada para geração conforme regime cumulativo ou não cumulativo. Siga a parametrização conforme artigos para cada regime:
ERP – Notas fiscais – Como efetuar a parametrização dos impostos PIS/COFINS não-cumulativo
ERP - Notas Fiscais - Como efetuar a parametrização dos impostos PIS/COFINS Cumulativos
2. Reabilite e recalcule a nota fiscal para que os valores referentes aos impostos sejam atribuídos nos itens.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema. Confirme com seu setor fiscal qual o processo correto a ser adotado em sua empresa.