Konviva | Autenticação em duas etapas
A autenticação em duas etapas é uma camada de extra de segurança para o usuário. Esta verificação pode ser exigida no primeiro login do usuário na plataforma ou em todos os logins, dependendo da configuração.
Esta autenticação, quando habilitada, o Konviva envia um código com seis números para o e-mail do usuário.
Atenção! Para habilitar a autenticação em duas etapas, é necessário solicitá-la para o Suporte.
Esta opção está disponível no Configurador geral e somente o Suporte tem permissão de habilitá-la.
HABILITAR VERIFICAÇÃO EM DUAS ETAPAS
Na aba Autenticação, ao Habilitar verificação em duas etapas, é necessário definir o Número de tentativas para o usuário inserir o código corretamente.
O padrão predefinido pelo Konviva são 3 tentativas, mas você pode indicar o número de tentativas que deseja.
Em seguida, é possível definir se esta verificação será obrigatória ou não para o usuário e escolher se vai ser exigida em duas situações:
- sempre que o usuário acessar o sistema; ou
- somente no primeiro acesso em novo dispositivo.
AUTENTICAÇÃO NÃO OBRIGATÓRIA
Quando a autenticação em duas etapas estiver habilitada, mas não for obrigatória, o usuário poderá configurá-la diretamente em Meu perfil.
Acessando Meu perfil, existem duas abas: Dados profissionais e Dados cadastrais.
Neste espaço, será necessário clicar na aba Dados cadastrais e, em seguida, em Dados pessoais.
Em Dados Pessoais, é possível alterar os dados do usuário, como Nome, e-mail e outras informações permitidas pelo administrador da plataforma.
Além disso, na parte inferior da tela, existem dois botões:
- Receber e-mails automáticos do sistema em sua caixa postal; e
- Habilitar verificação em duas etapas.
Clicando no botão Habilitar verificação em duas etapas, o usuário poderá escolher se deseja realizar a verificação sempre que logar ou somente no primeiro acesso em novo dispositivo. Basta escolher a opção desejada e clicar em Salvar.
Após confirmada a seleção, poderá navegar normalmente na plataforma.
AUTENTICAÇÃO OBRIGATÓRIA
Caso a autenticação obrigatória esteja ativada, o administrador terá as mesmas opções de configuração e que valerão para todos os usuários da plataforma.
Atenção! Neste caso, o usuário não terá a opção de configuração da autenticação visível em seu perfil!
Após as definições, basta Salvar e atualizar o navegador para que as opções estejam disponíveis.
ACESSANDO COMO USUÁRIO A AUTENTICAÇÃO EM DUAS ETAPAS
Com a opção habilitada e definida como obrigatória, ao tentar logar na plataforma, o usuário visualizará uma tela com as orientações da Verificação em duas etapas, onde deverá informar o código solicitado para acessar a plataforma.
Atenção! O código para a autenticação será enviado para o e-mail cadastrado pelo usuário na plataforma e, por isso, é importante colocar o e-mail no-reply@konviva.com.br como confiável para que todos os usuários recebam a confirmação do código via e-mail.
Dependendo do tempo de processamento do provedor de e-mail e da plataforma, pode demorar alguns minutos, mas caso não receba o código, basta clicar em Reenviar código.
A mensagem com o código será enviada automaticamente para o seu e-mail e chegará da seguinte maneira:
Basta copiar o código recebido no e-mail, colar no espaço indicado e clicar em Confirmar para acessar a plataforma.
Caso o usuário exceda as tentativas permitidas, ele será redirecionado para a página de login.
Após realizar o login com o código correto, a quantidade de tentativas volta a ser contabilizadas pelo sistema, de acordo com a configuração aplicada na respectiva autenticação.
Para solicitar a ativação desta funcionalidade, basta abrir um chamado no Suporte com as informações necessárias para a sua configuração.