Konviva | Perfil - Responsável da Turma
O Responsável da Turma apoia na gestão da aprendizagem da plataforma. Esse perfil deve ser atribuído ao usuário na área de edição do cadastro de usuários. Ao atribuir o perfil, lembre-se de que é importante selecionar as unidades às quais esse usuário terá acesso.
Atenção! Este perfil não vem habilitado por padrão. Sendo assim, caso tenha interesse, basta fazer a solicitação para suporte Konviva e confirmar para quais modalidades de curso esse perfil será disponibilizado.
Como Responsável da Turma, o usuário visualiza o Dashboard, Equipe, Ranking e Unidades em sua página inicial.
Os menus disponíveis para esse perfil são Aprendizagem, Comunicação, Colaboração (se estivar ativo em seu ambiente) e Relatórios.
Em Aprendizagem, é possível acessar:
- Catálogo
- Calendário
- Cursos
- Turmas
Em Comunicação, é possível acessar:
- Pesquisa
- Perguntas frequentes (FAQ)
E, em Relatórios, é possível acessar:
- Padrão
- Personalizado
Atenção! Em todas as funcionalidades, o Responsável da Turma tem permissões de acordo com as unidades indicadas em seu perfil.
Além da gestão de catálogo, cursos e turmas, esse perfil também pode consultar relatórios de Cursos, Matrículas, Trilhas e Usuários das Unidades aos quais estiver associado.
Caso você já tenha o perfil habilitado, lembre-se de que é obrigatória a criação de um público-alvo que inclua esses usuários. Então, para começar, você deve criar um público-alvo que será utilizado para a configuração nos cursos.
Para criar um Público-alvo, acesse o menu Administração > Públicos-alvo e clique no botão "Adicionar Público-alvo".
Você deve inserir o nome desse público-alvo, sua descrição e - o mais importante, qual os critérios para a composição deste grupo. Caso você tenha alguma dúvida nessa parte, pode visualizar nosso artigo sobre criação de público-alvo clicando aqui.
Após realizar a configuração do seu público-alvo, você deve expandir a opção "Configuração Avançada" e habilitar as opções "Aplicar por contexto" e "Responsável turma", conforme a imagem a seguir:
Com o público-alvo criado, agora você pode configurar o responsável da turma diretamente nas configurações do curso.
Para isso, você deve acessar o menu Aprendizagem > Cursos > Administrar > e procurar o curso que você deseja inserir esse público-alvo com perfil de Responsável da Turma. Na sequência, basta clicar para editá-lo.
Ao acessar as Informações do curso, você deve localizar a opção "CURSO - Responsável turma", e clicar no botão "Selecionar público-alvo", conforme a imagem a seguir:
Na nova tela, em "Públicos-Alvo disponíveis", você deve selecionar o público-alvo que será associado ao respectivo curso.
Para concluir, clique em Confirmar.
Com essas configurações, o usuário que possuir o perfil de Responsável da Turma e fizer parte do público-alvo configurado no curso, conseguirá fazer a criação e gestão de turmas para conforme esperado.