Konviva | Curso "A distância"
Os conteúdos podem ser apresentados em diversas formas, como apresentações, vídeos, imagens, podcast, SCORMS, entre outros. E também medir o conhecimento do aluno nos conteúdos através de avaliações. Este tipo de curso é uma opção prática e flexível para quem busca adquirir novos conhecimentos.
Para realizar a criação de um novo curso, clique no botão
ATENÇÃO: quando realizamos a criação de um curso em uma modalidade "X", não é possível alterar para outra modalidade. Ex.: cadastrar um curso "a distância" e alterar para "síncrono" posteriormente.
Nome do curso: este campo é fundamental para identificar o curso no ambiente e para que os alunos possam encontrá-lo facilmente.
É importante escolher um nome claro e descritivo para o curso.
Código do curso: o código é único e serve para identificar o curso de forma mais precisa. Ele pode ser composto por letras e números, e é importante escolher um código que seja fácil de memorizar.
É possível habilitar a funcionalidade de gerar automaticamente o código no menu Configurações > Configurador Geral. (Solicite ao suporte caso haja interesse na configuração).
Modalidade de curso: a modalidade define como o curso será realizado, neste caso, como abordamos o curso a distância, escolheríamos essa modalidade.
Lembrando que após a criação do curso nesta modalidade, não é possível alterar.
Carga horária do curso: esta informação define a quantidade de tempo que o aluno precisará se dedicar ao curso para concluí-lo.
É importante preencher este campo de forma precisa para que os alunos saibam o tempo que precisarão dedicar ao curso. Além disso, caso queira que essa informação apareça no certificado do aluno, ela precisa estar preenchida.
Aproveitamento mínimo: você deve informar em % qual será o aproveitamento mínimo que o aluno deve ter no curso para ser aprovado.O aproveitamento no curso a distância é baseado no acesso do aluno nos conteúdos e o peso de cada um deles. Isso significa que alguns conteúdos podem ser mais importantes e ter mais peso na avaliação, enquanto outros podem ter menos importância e nenhum peso.
É importante que o administrador configure o peso dos conteúdos de forma cuidadosa para garantir que o aproveitamento mínimo seja justo e adequado.
Regras importantes sobre aproveitamento: 1) Conteúdos com peso igual a zero não entram na contabilização de aproveitamento, ou seja, se o aluno não acessar um conteúdo com peso igual a zero, não irá interferir na sua nota; 2) Cursos com aproveitamento ZERO farão com que os alunos acessem a sala de aula e sejam aprovados, sem que tenham feito nenhuma atividade do curso!
Definir curso como obrigatório, desejável ou opcional: o administrador pode classificar o curso como obrigatório, desejável e opcional, e direcioná-lo para públicos-alvo específicos. Esta funcionalidade ajuda a comunicar ao aluno os treinamentos mais prioritários e adequados ao perfil deles. Disponibilizamos um artigo sobre esta funcionalidade, você pode acessar clicando aqui.
Associar categoria ao curso: você pode informar a qual categoria este curso será associada. Essa configuração é mais para o administrador da plataforma gerenciar e controlar os cursos disponíveis., ela não refletirá para o aluno, apenas em relatórios. Para saber mais sobre a funcionalidade de categorias clique aqui.
Associar palavra(s)-chave ao curso: ao adicionar palavras-chave a um curso, ele permite que os alunos encontrem esse curso de forma mais eficiente e rápida no sistema quando adicionados no catálogo. Além disso, o uso de palavras-chave também é benéfico para o administrador, pois permite que ele categorize e identifique os cursos de forma clara e organizada no sistema.
Adicionar termo de aceite: caso você deseje utilizar o termo de aceite neste curso, deve ser selecionado aqui. O termo de aceite é um documento que o aluno deverá aceitar ao se matricular em um curso. Disponibilizamos um artigo sobre esta funcionalidade, você pode acessar clicando aqui.
Permissões e Configurações do Curso
Permitir que o aluno manifeste interesse no curso se não houver turmas abertas: ao ativar esta funcionalidades, os alunos poderão manifestar interesse em cursos que não possuem turmas abertas, e o administrador poderá gerenciar através da funcionalidade de "Lista de Interesse", para saber mais sobre esta funcionalidade, acesse o artigo clicando aqui.
Habilitar ferramenta "Material de apoio" na sala de aula: o material de apoio funciona como uma espécie de biblioteca disponibilizada para o curso específico quando configurada. Para saber mais sobre esta funcionalidade, acesse o artigo clicando aqui.
Permissões de administração: o Administrador poderá compartilhar a gestão com usuários que tenham o perfil Administrador de Unidade, dando a eles a permissão total ou permissão parcial de administrar o curso, incluindo a edição do cadastro, do conteúdo, gestão de todas as turmas e matrículas. Para saber mais sobre esta funcionalidade, acesse o artigo clicando aqui.
Adicionar autores: local onde Administrador pode atribuir usuários que possuam o perfil "Autor", para que estes recebam a permissão para adicionar conteúdo neste curso e criar avaliações.
Adicionar pesquisa de satisfação: você poderá atribuir uma pesquisa de satisfação previamente cadastrada no sistema nos cursos. A Pesquisa de Satisfação é uma funcionalidade padrão da Konviva onde o Administrador pode criar, aplicar e gerenciar pesquisas com o objetivo de medir a satisfação dos colaboradores com os treinamentos. Para saber mais sobre esta funcionalidade, acesse o artigo clicando aqui.
Cadastro de Equivalências e Pré-requisitos
Definir cursos equivalentes: tem o objetivo de considerar que os conhecimentos adquiridos em um curso são equivalentes aos conhecimentos adquiridos em outro. Assim, a pessoa pode evitar ter de refazer disciplinas já cursadas. Para saber mais sobre esta funcionalidade, acesse o artigo clicando aqui.
Definir pré-requisitos de aprovação: você pode definir um curso para que tenha um pré-requisito de aprovação, ou seja, o aluno precisa estar aprovado em um ou mais cursos antes de se matricular no curso que está sendo cadastrado.
Clicando em "selecionar cursos", abrirá uma tela com todos os cursos cadastrados na plataforma para que sejam selecionados qual ou quais devem ser pré-requisito.
A funcionalidade de pré-requisito é aplicada apenas quando o próprio aluno tenta se matricular por meio de um catálogo ou trilha. Caso a matrícula seja realizada diretamente por um administrador no sistema ou por meio de importação, o aluno terá acesso ao curso mesmo sem ter cumprido o pré-requisito.
Definir pré-requisitos de reprovação: você pode definir um curso para que tenha um pré-requisito de reprovação, ou seja, o aluno precisa estar reprovado em um ou mais cursos antes de se matricular no curso que está sendo cadastrado.
Clicando em "selecionar cursos", abrirá uma tela com todos os cursos cadastrados na plataforma para que sejam selecionados qual ou quais devem ser pré-requisito.
Após realizar todas as configurações desta primeira etapa, podemos clicar no botão e avançar para a próxima etapa.
Etapa 2 - Cadastrar Imagens e Detalhes no Curso
Nesta segunda etapa, você precisará inserir alguns elementos visuais para que seu curso seja exibido de forma atrativa e informativa para os alunos.
Inserir imagem de identificação do curso: você precisará criar um card para o curso, que será exibido no catálogo, na página inicial do aluno e nas trilhas de aprendizagem. O cartão deve ter a resolução de 410x230 no formato PNG ou JPG. Este cartão será a primeira impressão dos alunos sobre seu curso, por isso é importante que seja criativo e representativo.
Inserir banner da página de mais detalhes sobre o curso: você precisará criar um banner para o curso, que será exibido na landing page do curso. O banner deve ter a resolução de 1920x360 no formato PNG ou JPG e será uma importante fonte de informações para os alunos, por isso é importante que seja atrativo e informativo.
Inserir vídeo na página de mais detalhes sobre o curso: você também pode incluir um vídeo para o curso, que será exibido na landing page do curso. O vídeo deve ter o formato MP4 e a resolução de 1920x1080 com um tamanho máximo de 10MB. Este vídeo pode ajudar a dar uma visão mais completa do curso e torná-lo mais atrativo para os alunos.
Descrição, Objetivo, Conteúdo e Metodologia: por fim, você precisará escrever a descrição, objetivo, conteúdo e metodologia do curso. Estas informações serão exibidas na landing page do curso e fornecerão aos alunos uma visão completa e detalhada do curso e do que eles podem esperar aprender. Além disso, essas informações podem ser configuradas para aparecerem no verso do certificado.
Lembre-se de que todas as informações e elementos visuais que você incluir na segunda etapa de cadastro serão cruciais para o sucesso e a procura por seu curso. Por isso, é importante que você dedique tempo e atenção para fazer o melhor trabalho possível.
Após realizar todas as configurações desta segunda etapa, podemos clicar no botão e avançar para a próxima etapa.
Etapa 3 - Adicionar Conteúdo
Nesta terceira etapa de cadastro de cursos, você precisará inserir os conteúdos do curso para que os alunos possam visualizá-los.
Você pode inserir os conteúdos diretamente no curso no momento de cadastro ou pode já ter realizado o envio dos conteúdos para o repositório previamente. Se você já tiver feito a segunda opção, no momento doc adastro do curso terá o trabalho apenas de localizar esse conteúdo no repositório. Para entender melhor esse procedimento, acesse o artigo sobre repositório, clicando aqui.
É importante que você organize os conteúdos de forma clara e objetiva, para que os alunos possam compreender e absorver o conhecimento de forma eficiente.
A cada conteúdo adicionado (tópico, vídeo, link, SCORM, avaliação, etc) pode ser atribuído um peso e a sequência de navegação entre os objetos. Objetos com peso diferente de zero contam para cálculo da média de aproveitamento final do aluno no conteúdo do curso.
Nos conteúdos dos cursos a distância, o sistema faz o rastreamento da interação do aluno com cada objeto e calcula a média ponderada para emitir o aproveitamento do aluno no conteúdo, conforme tipo de objeto estudado e peso atribuído.
Exibir os conteúdos do curso: quando essa opção está desabilitada, o sistema não irá mostrar os conteúdos cadastrados para o aluno na sala de aula online. Isso pode ser útil nos casos em que você queira esconder o acesso aos conteúdos, seja por questões de segurança ou por motivos pedagógicos.
No entanto, é importante destacar que ao desabilitar essa opção, os alunos não terão acesso aos conteúdos e não poderão progredir no curso. Por isso, é importante que você avalie cuidadosamente a necessidade de desabilitar essa opção antes de fazê-la.
Exibir botões de navegação no conteúdo: quando essa opção está desabilitada, o sistema irá remover o botão "Próximo" que aparece na tela de acesso ao conteúdo.
Isso significa que o aluno precisará voltar à sala de aula para selecionar o próximo conteúdo que deseja visualizar.
Essa opção pode ser útil nos casos em que você queira controlar a navegação dos alunos através do conteúdo, mas tenha em mente que isso pode afetar negativamente a experiência do aluno.
Ao não ter acesso ao botão "Próximo", o aluno precisará interromper a sua experiência com o conteúdo e voltar à sala de aula para selecionar o próximo item, o que pode ser uma interrupção desnecessária e prejudicial para a sua jornada de aprendizagem.
Vale a pena desabilitar quando o próprio conteúdo já possui o botão de "próximo", o que é bem comum em objetos como SCORM, por exemplo.
Disponibilizar o acesso a todos os conteúdos deste curso no aplicativo: Caso você deseje que os alunos possam acessar os conteúdos também pelo aplicativo, ele deve habilitar a funcionalidade.
Se essa funcionalidade não for habilitada, os alunos que acessarem pelo app não conseguirão abrir os conteúdos.
Portanto, é importante que esse ponto seja levado em consideração na hora da configuração para garantir a melhor experiência de acesso para os alunos.
Agora para adicionar conteúdos dentro do seu curso, você pode clicar no botão e será exibido a tela (imagem abaixo) com todos os conteúdos que podemos incluir no curso:
Tópico: você poderá criar vários tópicos para organizar os conteúdos dentro do seu treinamento. Basicamente é uma caixa de texto onde você pode escrever instruções sobre o curso e a sala de aula.
Editor HTML: disponibilizamos um Editor HTML online para que você "escreva" seu próprio conteúdo em HTML dentro da Konviva.
SCORM: a Konviva permite o envio de conteúdos em formato SCORM, é um padrão utilizado para criação de conteúdos interativos e compatíveis com diferentes sistemas de aprendizagem.
A versão recomendada na Konviva é a SCORM 1.2 e o arquivo deve estar compactado em .ZIP para ser enviado e utilizado na plataforma.
Vídeo-Link: você poderá adicionar vídeo-links do YouTube e Vimeo como conteúdo para os alunos.
É uma forma fácil e prática de disponibilizar conteúdo em vídeo para os alunos, sem precisar fazer uploads de arquivos pesados.
Tudo o que é preciso é incluir o link do vídeo na plataforma e o conteúdo estará disponível para os alunos.
Vídeo-Upload: você pode incluir vídeos em seu curso enviando arquivos no formato MP4 diretamente do seu computador.
A Konviva tem uma integração com um provedor externo na Vimeo, então seus vídeos serão hospedados lá com toda a estrutura para lidar com a qualidade do vídeo, mesmo se a internet do seu aluno não for muito boa.
Recomendamos o envio de arquivos com tamanho máximo de 1.5GB para uma melhor experiência.
Vídeo: você poderá enviar arquivos MP4 diretamente do seu computador para incluí-los no curso.
Neste caso, o vídeo é hospedado diretamente no servidor da Konviva, sem a estrutura para diminuir a qualidade do vídeo em caso de instabilidade de internet do aluno.
Por isso, é recomendado enviar arquivos de tamanho pequeno para garantir uma boa experiência para o aluno.
Apresentação: envie arquivos no formato PDF diretamente do seu computador para incluir no curso como uma apresentação.
É importante lembrar que somente arquivos no formato PDF são aceitos em "Apresentação", portanto, verifique antes de enviar se o arquivo está no formato correto.
Podcasts: adicione arquivos de áudio em formato MP3 de seu computador como Podcasts no seu curso.
Essa funcionalidade permite que os alunos possam ouvir o conteúdo em formato de áudio, oferecendo uma forma diferente e prática de aprendizado.
Link: adicione links de qualquer site como um conteúdo do curso.
Isso significa que o você pode compartilhar uma página da web ou recurso específico com os alunos, basta copiar e colar o link na plataforma e ele será adicionado ao curso como um link.
Com esta funcionalidade, o curso pode fornecer acesso a uma ampla gama de informações e recursos relevantes para aprimorar a experiência de aprendizagem dos alunos.
Arquivo: permite enviar qualquer tipo de arquivo do seu computador para ser incluído no curso como conteúdo para os alunos.
Isso inclui documentos no formato .DOC/.DOCX e planilhas .XLS.
Esta funcionalidade é muito útil para incluir conteúdos que os alunos podem baixar e usar em sua própria máquina para melhor compreender o assunto.
HTML Compactado: poderá adicionar um conteúdo em HTML diretamente do seu computador para incluir no curso, fornecendo aos alunos acesso a esse material em HTML.
É necessário enviar o conteúdo HTML dentro de um arquivo ZIP e especificar qual é o arquivo principal durante o envio, geralmente é o arquivo "index.html".
Avaliação de Aprendizagem: adição de avaliações de aprendizagem para os alunos realizarem.
Para incluir uma avaliação, é necessário previamente cadastrá-la no sistema através do repositório.
Para mais informações sobre como criar avaliações, por favor, consulte o artigo sobre avaliações clicando aqui.
Autoavaliação: você poderá adicionar uma autoavaliação para que o aluno possa atribuir a si mesmo uma nota.
Para mais informações sobre como criar este tipo de avaliação, por favor, consulte o artigo sobre avaliações clicando aqui.
Avaliação de Reação: você poderá adicionar uma avaliação de reação no curso, utilizada para que o aluno possa registrar sua opinião sobre o curso.
Para mais informações sobre como criar este tipo de avaliação, por favor, consulte o artigo sobre avaliações clicando aqui.
Certificado: você poderá associar um certificado a este curso, para que assim o aluno conclua e seja aprovado, ele será gerado automaticamente.
Para mais informações sobre como criar um certificado, por favor, consulte o artigo sobre avaliações clicando aqui.
Agora que você já conhece todos os conteúdos que podemos adicionar no nosso curso, vamos a um exemplo:
Iremos realizar a inclusão de uma apresentação, um video-upload, uma avaliação e um certificado.
Então iremos até o botão Adicionar Conteúdo e selecionar Apresentação, conforme a imagem abaixo:
Você será direcionado para a tela para inserir a apresentação:
Título da apresentação: você deverá informar o titulo da apresentação que será exibida para o aluno na sala de aula.
Adicionar apresentação: você deverá selecionar a apresentação para adicionar no seu curso. Disponibilizamos duas opções: Cadastrar e Selecionar do Repositório.
Caso você ainda não tenha realizado o envio da sua apresentação no repositório, você pode clicar no botão Cadastrar e será exibido a tela onde você deve carregar o seu arquivo no PDF.
|
Caso você já tenha enviado a sua apresentação no repositório, você pode clicar no botão "Selecionar do Repositório" e será exibido a tela onde você conseguirá visualizar todas as apresentações já enviadas no repositório de apresentações.
Você deve procurar a sua apresentação, selecioná-la e clicar em confirmar.
Ao clicar em confirmar, você retornará a tela de cadastro da apresentação.
Escreva uma descrição para a apresentação: Você pode inserir uma descrição da sua apresentação.
Considerar o conteúdo como visualizado (100%) assim que o aluno acessar o conteúdo: ao adicionar a apresentação no curso e o aluno acessar, o sistema só irá validar o acesso 100% ao conteúdo quando o aluno visualizar a apresentação até o final/último slide. Caso você habilite esta funcionalidade, assim que o aluno acessar o conteúdo ele já irá validar o acesso com 100%, mesmo o aluno não visualizando totalmente a apresentação.
Exibir descrição na árvore de conteúdo: ao habilitar esta funcionalidade, será exibida a descrição do conteúdo preenchida no campo anterior para o aluno na árvore de conteúdos quando o aluno acessa a sala de aula.
Exibir descrição no player de conteúdo: ao habilitar esta funcionalidade, será exibida a descrição do conteúdo preenchida no campo anterior para o aluno quando ele acessar a apresentação.
Disponibilizar área de comentários sobre o conteúdo para os alunos: Quando o aluno acessar o conteúdo, logo abaixo será disponibilizado uma area de texto onde os alunos podem realizar comentários sobre a apresentação.
Disponibilizar o acesso apenas desse conteúdo deste curso no aplicativo: conseguimos configurar todos os conteúdos para aparecerem no app na tela principal de cadastro dos conteúdos no curso. Caso o administrador queira disponibilizar somente um conteúdo em específico para o app, ele pode também, se habilitar essa configuração.
Após realizar o envio da sua apresentação e suas configurações, você pode clicar no botão e retornará para o cadastro de conteúdos, já exibindo o conteúdo:
Para adicionar o novo vídeo upload o processo é o mesmo, vá até o botão "Adicionar Conteúdo" e selecione "Video Upload" e realize as mesmas ações do cadastro de apresentação.
Agora para adicionar a nossa avaliação de aprendizagem, ela já deve estar cadastrada no repositório, caso você não tenha criado ainda, clique aqui para ler o artigo de criação de avaliação de aprendizagem, neste mesmo artigo também lhe orientará como realizar o procedimento de adicionar a avaliação no curso.
Para adicionar o certificado no seu curso, você também irá precisar cadastrar previamente no seu repositório, para isso você pode visualizar o artigo de certificados clicando aqui.
Após você inserir todos os conteúdos em seu curso, eles deverão aparecer assim:
Agora que já estamos com todos os conteúdos adicionados no curso, ainda há algumas configurações que podemos realizar:
Conteúdo do curso: permite que você altere a ordem dos conteúdos para atender às suas necessidades.
Para fazer isso, basta inserir um número antes de cada item de conteúdo e clicar fora da caixa.
Por exemplo, se você inserir o número 1 no conteúdo de avaliação, esta se tornará o primeiro conteúdo do curso a ser exibida para o aluno.
Sequenciamento: esta opção de sequenciamento é ideal para aqueles que desejam seguir uma ordem específica de aprendizado e ter certeza de que estão preparados antes de avançar para o próximo tópico.
Ao habilitar essa opção, o aluno será obrigado a visualizar o conteúdo anterior antes de poder acessar o próximo conteúdo com sequenciamento habilitado.
Isso garante que o aluno tenha uma compreensão sólida dos conceitos anteriores antes de avançar para os próximos, tornando seu aprendizado mais estruturado e eficaz.
Peso: o peso é a forma de calcular o aproveitamento do aluno em um curso.
Cada conteúdo tem um peso, que representa a importância dele na nota final.
O aproveitamento é baseado na média ponderada dos conteúdos, que é obtida pela soma do aproveitamento de cada conteúdo, multiplicado pelo seu peso, e dividido pela soma de todos os pesos.
Por exemplo, em nosso curso temos três conteúdos: uma apresentação, um vídeo e uma avaliação.
Se todos os conteúdos tiverem peso 1, isso significa que todos serão somados na média final.
O peso 0 (zero) indica que o conteúdo não é considerado para o cálculo da média.
Se você deseja que o aluno seja aprovado somente pela realização da avaliação, então somente a avaliação deve ter peso 1 e os outros conteúdos devem ter peso 0.
Assim, a nota final será baseada apenas na nota da avaliação.
A média ponderada é uma forma eficiente de avaliar o desempenho dos alunos, permitindo que o professor defina a importância de cada conteúdo na nota final, de acordo com as suas necessidades.
ATENÇÃO: é importante que vocês estejam cientes da importância dos pesos dos conteúdos ao configurar o curso.
Os pesos dos conteúdos são fundamentais para determinar o aproveitamento mínimo dos alunos, que é a nota mínima necessária para que eles sejam aprovados.
O aproveitamento mínimo é configurado na primeira etapa de criação do curso.
É importante que vocês prestem atenção na configuração dos pesos dos conteúdos e tenham certeza de que eles refletem adequadamente a importância de cada tópico.
Lembre-se de que a configuração dos pesos dos conteúdos tem um impacto direto no sucesso dos alunos. Portanto, é crucial que vocês prestem a atenção necessária e os configurem de forma apropriada.
Com todas as configurações feitas, certifique-se de que todas as suas configurações estão corretas, pois assim você garante que o curso será criado de acordo com as suas expectativas.
Agora basta clicar no botão "Salvar e Avançar" para salvar todas as suas configurações e prosseguir para a última etapa de criação de um curso a distancia: cadastro de turmas.
Etapa 4 - Cadastro de Turmas
Nesta etapa, você precisará criar uma turma para o curso. É através da turma que os alunos poderão se matricular no curso e começar a aprender.
Para criar uma turma, basta preencher as informações necessárias.
Nome da Turma: campo obrigatório, é necessário informar o nome da turma. Caso haja interesse, essa informação pode ser gerada automaticamente pela plataforma, por meio de uma configuração no Configurador Geral.
Tipo de Turma: - Periódica: caracteriza-se por uma turma cujo período de realização é definido por data de início e fim. O tempo de vigência da matrícula para que o aluno conclua os seus estudos ocorre dentro desse período. Todos os alunos iniciam e terminam o curso na mesma data;
- Contínua: o tempo de duração da turma é definido em dias. Cada aluno pode iniciar o curso em datas diferentes, mas terão o mesmo número de dias para encerrar os estudos. A contagem do tempo em dias inicia a partir da data que foi realizada a matrícula. Só é possível cadastrar turmas contínuas em cursos do tipo a distância e prova.
Situação da Turma: turmas inativas ficam indisponíveis de visualização para aluno;
Vagas: as vagas configuradas limitam as matrículas na turma; se estiver em branco as vagas serão ilimitadas;
Mínimo de Vagas: caso seu curso possua um mínimo de matrículas na turma; se estiver em branco não será configurado o mínimo de vagas.
Período de Realização: caso o tipo de turma selecionado seja Contínua você deve informar o número de dias que o aluno terá para realizar a conclusão da matrícula.
Caso o tipo selecionado seja Periódica você deve informar a data inicio e fim da turma.
Período de Inscrição: É o período que o aluno possuí para realizar a matrícula na turma.
Contínua: caso deixe em branco, a turma sempre estará disponível para matrícula.
Periódica: o preenchimento do período da inscrição é obrigatório.
Permitir aluno acessar turma após encerramento: É possível determinar o período que o aluno poderá acessar a sala de aula após concluir o curso. Esse período pode ser restringido por dias ou data limite.
Caso os campos sejam deixados em branco, não haverá limite para o acesso do aluno.
Ativar a nova sala de aula: para que essa configuração apareça no cadastro de turma, ela precisa ser habilitada no Configurador Geral >Turmas, pelo suporte. Você pode solicitar essa habilitação, caso ela não esteja aparecendo na sua interface. Ela permite um novo layout de sala de aula para o aluno. Para saber mais, acesse aqui.
Habilitar QR Code: o responsável da turma agiliza o acesso do aluno à sala de aula onde estão publicados estes conteúdos, sem muitos cliques ou complicações.
Para saber mais sobre esta funcionalidade, clique aqui.
Palavra-chave: Você pode cadastrar palavras-chaves referentes a turma que está sendo criada.
Matrícula: Se a turma for configurada “Com aprovação”, a solicitação de matrícula do aluno deverá ser aprovada ou rejeitada pelo administrador ou gestor.
Se a turma for configurada “Sem aprovação", a matrícula é automática.
Lista de espera: A turma pode ter lista de espera ou não.
Se for selecionada a opção “Sem lista” ao encerrar o número de vagas da turma não será mais mostrado o botão “Matricular” para o aluno no catálogo e calendário.
Se for selecionada a opção “Manual” ao encerrar o número de vagas da turma será mostrado o botão “Lista de espera” para o aluno no catálogo e calendário.
Ao clicar neste botão, o nome do aluno será colocado em uma lista de espera que o administrador ou o gestor deverão gerenciar manualmente (Matricular > Lista de Espera).
Se for selecionada a opção “Automática”, ao encerrar o número de vagas da turma será mostrado o botão “Lista de espera” para o aluno no catálogo e calendário.
Ao clicar neste botão, o nome do aluno será colocado em uma lista de espera e quando houver liberação de vaga na turma, o aluno será automaticamente matriculado.
A prioridade de matrícula é por ordem de chegada, ou seja, os primeiros alunos que entraram na lista de espera serão os primeiros a serem matriculados.
Inicio a partir do primeiro acesso: essa configuração é disponibilizada apenas em turmas do tipo contínua. A data de início da matrícula será no primeiro acesso do aluno na sala de aula, ou seja, se minha turma foi configurada como contínua de 30 dias e se o aluno foi matriculado no curso no dia 01/01/2023, porém só acessou a sala de aula de fato no dia 05/01/2023, então os 30 dias vão começar a contar a partir do dia 05/01/2023.
Acesso Antecipado: essa configuração é disponibilizada apenas em turmas do tipo periódica. Permite que a Sala de Aula seja acessada antes da data de início da turma. Neste caso, os alunos poderão acessar as ferramentas de interação (Fórum, Biblioteca, etc.) e visualizar todos os itens de conteúdo. Porém, não será registrada a interação com o conteúdo.
Permitir aluno cancelar a matrícula: Caso selecione "Não permite" o sistema não deixará o aluno cancelar a matrícula diretamente, em "Somente antes de iniciar a turma" permite que o aluno cancele a matricula somente quando a turma estiver com status "aguardando início", esta configuração é aplicável somente em turmas periódicas, e se selecionado "em qualquer momento" irá permitir o aluno cancelar a matrícula em qualquer momento da realização do curso.
Permitir ao aluno concluir o curso a qualquer momento:
- SIM: o sistema irá disponibilizar um botão escrito "Finalizar Curso" na sala de aula, onde o aluno poderá concluir o curso manualmente antes da turma expirar, mesmo sem estar aprovado ou não ter navegado por todo o conteúdo do curso.
- NÃO: o botão não será exibido.
- Manter Configuração do Sistema: manterá a configuração realizada no menu Configurações > Configurador Geral > Turmas.
Conclusão automática de matrícula:
- Manter configuração do sistema: manterá a configuração realizada no menu Configurações > Configurador Geral > Turmas.
- Desativado: não irá ocorrer a conclusão automática da matricula, ou seja, a matricula do aluno será finalizada somente quando finalizar os dias configurados na turma contínua ou na data fim da turma periódica.
- 100% de andamento no conteúdo e status aprovado: significa que o aluno deverá ter navegado por todo o conteúdo e ter obtido aproveitamento suficiente para aprovar no curso. Somente quando atingir esta condição, o sistema concluirá o curso de forma automática. Caso o aluno não atenda este critério, o sistema concluirá o curso automaticamente quando a turma expirar.
- 100% de andamento no conteúdo (aprovado ou reprovado): significa que o aluno deverá ter navegado por todo o conteúdo, independente se atingiu ou não o status de aprovado. O sistema concluirá o curso de forma automática independente do aluno estar aprovado ou reprovado no curso. Caso o aluno não atenda este critério, o sistema concluirá automaticamente o curso quando a turma expirar.
Tutores: sistema exibe a lista de tutores que foram previamente cadastrados no sistema com estes perfis.
Selecione os usuários e arraste para área de tutores associados. Estes usuários serão responsáveis pela gestão das notas, e moderação das ferramentas de colaboração que foram habilitadas para turma.
Descrição: Você pode inserir uma descrição para a sua turma, este campo é opcional e visualizado apenas pelos administradores.
Ferramentas de colaboração: o administrador pode adicionar várias ferramentas de interação que serão habilitadas na sala de aula. Para saber mais a respeito delas, acesse aqui.
Validade da matrícula: esta validade é comumente utilizada em turmas de cursos associados em trilhas de certificação. Se configurada a validade, ao expirar a validade da matrícula na turma, o aluno perde a certificação na trilha e terá que realizar novamente este curso.
Certificado: quando o certificado é publicado na turma, cada turma pode acessar o seu certificado específico, não tendo acesso aos certificados de outras turmas.
Se houver um certificado publicado no curso e também um certificado publicado na turma deste mesmo curso, o aluno acessará o certificado da turma (sempre prevalecerá o da turma).
Catálogo:
- Divulgar: Se habilitada, o botão para se matricular na turma será exibido no catálogo, calendário e trilha para aluno realizar matrícula, caso esta opção esteja inativa, o aluno não conseguirá se matricular na turma, ou seja, o aluno fica impossibilitado de realizar sua automatrícula.
- Público-Alvo: seleciona o Público-Alvo restringindo a visualização da turma, ou seja, somente os usuários que estivem no publico alvo configurado conseguirão se matricular na turma, para isso a opção "divulgar" anterior também precisa estar habilitada.
- Selecionar Unidades: a opção “Selecionar unidades” restringe a visualização da turma somente para alunos que pertencerem à(s) Unidade(s) selecionada(s), para isso a opção "divulgar" anterior também precisa estar habilitada.
Vagas de matrícula por unidades: você pode limitar o número de matrículas para unidades específicas, para isso você deve habilitar o controle de limite de vagas, selecionar a unidade e informar o número de matrículas.
Permissões: você pode alterar as permissões padrões de um ou mais administrador(es) de unidade que terá(ão) acesso a esta turma, selecionando a unidade.
Desempenho: você pode optar por ocultar ou mostrar as informações do desempenho para o aluno na sala de aula.
Após realizar todas as configurações da turma você pode clicar em salvar.
Etapa 5 - Etapas concluídas com sucesso!
Finalizamos a última etapa do processo de criação de um curso a distância.
Lembrando que realizamos a criação do curso na sua base dados, esse curso ainda não está disponível para os alunos se matricularem.
Para isso, nesta última tela disponibilizamos todos os recursos que você pode realizar com o seu curso criado como:
Cadastrar mais turmas: caso você queira criar mais turmas para esse curso, você será direcionado para criar uma nova turma.
Matricular usuários: você será direcionado para a tela de matrícula de usuários nas turmas cadastradas.
Matricular usuários via importação: você pode realizar a importação de matrículas em lote para este curso. Para saber mais, clique aqui.
Publicar curso no catálogo: você será direcionado para a configuração do catálogo, onde poderá adicionar este curso para disponibilizar aos alunos se matricularem.
Adicionar curso à uma trilha de aprendizagem: você será direcionado para a área de cadastro de trilhas, onde pode editar uma trilha para incluir este treinamento.
Criar link de divulgação: você poderá criar um link para divulgar o acesso a este novo treinamento. Para saber mais, clique aqui.
Assim finalizamos o processo de criação de cursos no sistema.
Ao seguir estas etapas, você garantirá uma experiência fluida e organizada para os alunos.