Konviva | Avaliação de Aprendizagem
Sumário
1. O que é uma Avaliação de Aprendizagem e formatos de perguntas disponíveis na Konviva
2. Como criar uma Avaliação de Aprendizagem
2.1. Etapa1 - Configurar Avaliação 2.2. Etapa2 - Configurar e Selecionar Questão 2.2.1. Questão
2.2.2. Grupo de questões
2.2.3. Grupo de questões por percentual
3. Adicionando Avaliação de Aprendizagem em um curso
⚓1. O que é uma Avaliação de Aprendizagem e formatos de perguntas disponíveis na Konviva
A Avaliação de Aprendizagem é utilizada para aferir a retenção e o nível de conhecimento do aluno no conteúdo.
Ela pode ser criada com questões em diferentes tipos de formatos:
a. Dissertativa: onde a pergunta é aberta, e possibilita o aluno a escrever a resposta. Nesse formato há a necessidade do responsável pela sala de aula corrigir a questão e dar uma nota para que a nota da avaliação seja liberada ao aluno.
b. Associativa: nesse formato de questões o aluno precisa "ligar" a resposta ao conceito correto. O responsável por cadastrar a avaliação deixa o registro de quais as respostas corretas, e o sistema corrige automaticamente.
c. Entrega de trabalho: possibilita que o aluno envie um arquivo para correção, que pode ser em diversos tipos de formatos (PPT, PDF, Excel, Word). Pode ser interessante em um formato de pesquisa de campo, ou exercício que o aluno precise fazer fora da plataforma e enviar um anexo. Exige que um responsável de turma corrija a questão para a nota do aluno ser liberada.
d. Completar lacuna: cria-se uma sentença com espaços, onde o aluno precisa preencher. O próprio sistema corrige esse tipo de questão.
e. Múltipla escolha: é possível cadastrar uma pergunta onde exista mais de uma resposta correta, e o aluno selecionar quantas quiser. O próprio sistema corrige essa questão.
f. Simples escolha/objetiva: permite ao aluno selecionar apenas uma resposta correta, e o próprio sistema corrige a questão.
g. Nota atribuída: é uma questão em que o aluno não precisa ter nenhuma ação. Ela aparecerá para ele na avaliação apenas para que conte os pontos que o responsável pela sala de aula atribuirá. Pode ser utilizada em uma situação onde queira atribuir uma nota de participação ao aluno.
h. Texto simples/numérico: é uma pergunta aberta onde a possibilidade e resposta seja algo de resposta única, por exemplo "Quanto é 1 + 1?". A resposta poderia ser numérica "2" ou texto "dois". Esse tipo de questão o criador da avaliação também consegue deixar a resposta cadastrada no sistema para que ela seja corrigida automaticamente.
i. Verdadeiro ou falso: possibilita cadastrar afirmações e o aluno ter de escolher se elas são verdadeiras ou falsas. O sistema corrige automaticamente esse tipo de questão.
Além disso, é possível associar quantas avaliações de aprendizagem desejar em um único curso.
Para saber mais sobre cadastro de questões de aprendizagem, acesse aqui.
⚓2.1. Etapa 1 - Configurar Avaliação
- Título: deve-se inserir o nome da avaliação. Esse nome será importante paraa o administrador poder associar ao curso correto ao qual ela corresponde.
- Descrição: é um campo não obrigatório, essa descrição aparecerá para os administradores dessa avaliação.
- Situação: informar a situação da avaliação Ativa ou Inativa, lembrando que quando ativa ela poderá ser utilizada em cursos diversos e quando inativa não poderá ser utilizada.
- Unidade: permite definir quais as unidades terão permissão de administração da avaliação, ou seja, quais os administradores de unidade poderão utilizar em seus cursos essa avaliação de aprendizagem.
- Feedback geral da avaliação: texto de feedback que será mostrado ao aluno no final da avaliação.
- Mostrar Avaliação: Você pode selecionar se deseja mostrar todas as questões em apenas uma página ou mostrar uma questão por página quando o aluno estiver realizando a avaliação.
Irá voltar à tela da segunda etapa, já com as questões selecionadas, conforme a imagem:
Editar as questões clicando no
E remover a questão da avaliação clicando no
Quando selecionado "Grupo de Questões", é aberta uma tela para inserir o título do grupo e configurar se o grupo será dividido por nível de dificuldade ou não.
Você deverá inserir um título para esse grupo de questões que será inserido na avaliação.
E em "Número de Questões" deve ser inserida a quantidade de questões da avaliação quando você selecionar o grupo, conforme já dito anteriormente.
Se o grupo for dividido por nível de dificuldade é possível selecionar quantas questões serão do nível fácil, médio e difícil para sorteio das questões. Este nível de dificuldade deve ter sido configurado no cadastro da questão no banco de questões.
No grupo de questões é possível selecionar a categoria inteira ou questão por questão. Ao selecionar a categoria inteira, todas as questões da categoria são automaticamente selecionadas.
Voltará à tela da segunda etapa, já com as questões selecionadas conforme a imagem:
Em Ações, você poderá mudar a ordem das questões na avaliação clicando nas setas
Editar as questões clicando no
E remover a questão da avaliação clicando no
Nesse formato, você pode selecionar diversos bancos e "dizer" para a plataforma qual a porcentagem de pergunta de cada banco que quer utilizar na avaliação.
Deve-se informar o nome do agrupador e o número de questões, que é soma total de questões dos grupos criados para serem exibidas na avaliação para o aluno. A listagem dos grupos permite configurar o percentual de questões que cada grupo apresentará na avaliação.
Por exemplo: No grupo teste 1 mostrar 80% das questões, no teste 2 mostrar 20% das questões. Na visualização da avaliação para o administrador mostra a quantidade de questões que serão mostradas para o aluno e o percentual de questões de cada grupo.
Importante!
Não deixar passar de 100% de questões nos grupos!
Numero total de questões = 10
Grupo 1 = 60% = 6 questões
Grupo 2 = 50% = 5 questões
O número de questões excede o limite declarado.
Numero total de questões = 10
Grupo 1 = 60% = 6 questões [o grupo só tem 5 questões disponíveis]
Grupo 2 = 40% = 4 questões
O número de questões no grupo 1 é insuficiente para atender o valor declarado.
Numero total de questões = 10
Grupo 1 = 75% = 7,5 questões
Grupo 2 = 25% = 2,5 questões
⚓3. Adicionando Avaliação de Aprendizagem em um curso
Para adicionar a avaliação de aprendizagem em um curso, ela já deve estar cadastrada no repositório.
Após a criação da sua avaliação, para adiciona-la a um curso acesse menu Aprendizagem > Cursos > Administrar, clique em para ir direto até a etapa de adição de objetos de aprendizagem. Abrirá a seguinte tela para você:
Vá até o botão "Adicionar Conteúdo" e selecione "Avaliação de Aprendizagem". Você será direcionado para a tela de cadastro de avaliação de aprendizagem:
Título da avaliação de aprendizagem: Você deve inserir o título da avaliação de aprendizagem que será exibida para o aluno na sala de aula.
Adicionar avaliação de aprendizagem: Ao clicar no botão "Selecionar Avaliação", você deve selecionar a sua avaliação já cadastrada no repositório. Ou clique em "Ir para Administrar Avaliações" para realizar a criação da sua avaliação no repositório.
Escreva uma descrição para a avaliação de aprendizagem: Você pode inserir uma descrição da sua avaliação de aprendizagem com informações para os alunos, que poderá aparecer na árvore dos conteúdos ou no player do conteúdo.
Configurações de exibição e disponibilização de conteúdo
Certificar aluno por: você deve selecionar o critério de aprovação nesse conteúdo que está cadastrando, no caso a avaliação, se será por nota tirada na avaliação ou a realização dela.Número de tentativas para realizar a avaliação: consegue configurar quantas tentativas esse aluno terá para conseguir a nota mínima configurada para essa avaliação. Essas tentativas são liberadas de forma automática para o aluno.
Permitir que o aluno solicite nova tentativa ao atingir o número de tentativas limite: supondo que você configurou 3 tentativas para o aluno. Caso ele passe pelas 3 tentativas, você pode ainda configurar o que chamamos de "tentativa extra", onde o aluno solicita a um gestor de sala de aula para fazer novamente a avaliação. Nesse caso, precisa haver a liberação desse gestor para que o aluno tenha acesso a essa nova tentativa, não é algo automático, como a configuração anterior.
Definir notas de corte para permitir ou bloquear solicitação de nova tentativa de avaliação: quando habilitada, abre os seguintes campos para preenchimento:
Você pode definir a faixa, uma nota mínima e máxima, que dará a permissão para o aluno prosseguir para uma nova tentativa. Por exemplo, caso você tenha configurado um aproveitamento de 80%, se o aluno tirar uma nota 8, ele atingiu o aproveitamento mínimo. Caso você não queria que uma nova tentativa abra automaticamente para esse aluno, pode preencher no segundo campo (após "até") que o aluno tirando nota até 7.9 poderá ter uma nova tentativa. A nota mínima também precisa ser preenchida.
Tempo para realização para cada uma das tentativas da avaliação: possibilidade de temporizar a avaliação, o preenchimento se dá em minutos.
Exibir alerta antes do aluno iniciar a avaliação informando se é a última tentativa e tempo de realização da avaliação (se for o caso): exibe um alerta ao aluno antes dele iniciar a avaliação.
Para avaliações temporizadas, continuar contando o tempo da avaliação mesmo que a janela seja fechada ou ocorra perda de conexão: quando habilitada essa configuração, o tempo continua correndo, mesmo que o aluno não esteja com a tela da avaliação aberta.
Bloquear o acesso aos conteúdos do curso durante a realização da avaliação: bloqueia o acesso aos conteúdos enquanto o aluno estiver com a avaliação em anadamento, mesmo que seja aberto em uma segunda aba.
Permitir finalizar avaliação com questões não respondidas: quando habilitada, permite que o aluno finalize a avaliação com questões em branco.
Configurações de exibição dos resultados da avaliação
As configurações abaixo são relacionadas à visualização dos resultados da avaliação pelo aluno, onde o administrador pode optar por ele ver exatamente o que errou e acertou. Para visualizá-las, o administrador precisa clicar em "Configurações de exibição dos resultados da avaliação", a parte em cor chumbo, pois elas ficam ocultas nessa aba.
"Visualização da nota e resumo dos resultados"
Exibir nota obtida na avaliação: mostra a nota da avaliação no canto superior da tela.
Exibir resumo dos resutlados obtidos na avaliação após todas as tentativas: quando a avaliação está configurada para ter mais de uma tentativa, se esta configuração estiver habilitada, aparecerá um resumo com as notas de todas as tentativas do aluno quando ele finalizar a última.
Exibir resumo do resultado obtido na avaliação após cada tentativa: o mesmo quadro acima aparecerá, mas já aparecerá após cada tentativa, ou seja, se eu tenho duas tentativas, o primeiro resumo aparecerá quando eu finalizar a primeira tentativa. Quando eu finalizar a segunda tentativa, aparecerão dois quadros, um referente a primeira tentativa, e outro da segunda.
"Visualização do gabarito e feedbacks"
Exibir gabarito de cada questão após todas as tentativas: depois que o aluno finalizar todas as tentativas existentes para ele, aparecerão as respostas corretas nas questões.
Exibir nota obtida em cada questão após cada tentativa: mostra a nota em cada questão da avaliação após cada tentativa.
Exibir feedback de acerto ou erro de cada questão após cada tentativa: se na hora do cadastro da questão no banco de questões você cadastrou mensagens de feedback, para que essas mensagens apareçam para o aluno, essa configuração precisa estar habilitada.
Exibir feedback de acerto ou erro de cada alternativa das questões após cada tentativa: as mensagens também podem ser configuradas para cada alterativa, então se você cadastrou no banco de questões e deseja que ela apareça para o aluno, também precisa habilitar essa configuração.
"Visualização das questões"
Exibir todas as questões da avaliação, sem indicar quais o aluno acertou, acertou parcialmente ou errou: todas as questões serão mostradas para o aluno no final da avaliação.
Exibir somente questões que o aluno acertou: exibe apenas as questões que o aluno acertou, mas não menciona para ele isso.
Exibir somente questões que o aluno errou: exibe apenas as questões que o aluno errou, mas não menciona para ele isso.
Exibir somente questões que o aluno acertou parcialmente: exibe apenas as questões que o aluno acertou parcialmente, mas não menciona para ele isso.
Atenção: se a configuração de visualização do gabarito estiver habilitada, o aluno saberá quais as questões ele acertou ou não.
"Visualização das alternativas"
Exibir todas as alternativas das questões da avaliação, sem indicar quais o aluno acertou, acertou parcialmente ou errou: todas as alternativas das questões serão mostradas para o aluno no final da avaliação.
Exibir somente as alternativas das questões que o aluno acertou: somente as alterativas corretas na avaliação do aluno serão mostradas.
Exibir somente as alternativas das questões que o aluno errou: somente as alterativas incorretas na avaliação do aluno serão mostradas.
Atenção: se a configuração de visualização do gabarito estiver habilitada, o aluno saberá quais as alternativas ele acertou ou não.
Configurações de exibição e disponibilização do conteúdo
Exibir descrição na árvore de conteúdo: se o administrador escrever alguma descrição sobre essa avaliação na parte de descrição, ela poderá ser mostrada no player do conteúdo para o aluno. Cadastra-se aqui:
Reflete na sala de aula:
Exibir descrição no player de conteúdo: essa mesma descrição também pode ser configurada para aparecer para o aluno no player, ou seja, no momento em que ele está respondendo essa avaliação.
Disponibilizar área de comentários sobre o conteúdo para os alunos: abre um espaço onde os alunos podem fazer comentários na parte inferior da avaliação.
Disponibilizar o acesso apenas desse conteúdo deste curso no aplicativo: se o administrador utilizar o aplicativo da Konviva, e quiser que apenas esse conteúdo fique visivel nele para os alunos, ele pode selecionar essa flag.
Tendo feitas todas as configurações necessárias, clique no final da página em "adicionar", e sua avaliação de aprendizagem estará associada ao curso.