Konviva | Repositório de Conteúdos
No repositório de conteúdo todos os seus objetos de aprendizagem estarão em um só lugar, facilitando assim a utilização de um mesmo objeto em mais de um curso.
Para acessar o repositório de conteúdos você pode ir até o menu Repositórios > Conteúdos:
Apresentação
Em Apresentação é possível apenas enviar arquivos em formato PDF. Esse arquivo abrirá para o aluno no player da plataforma, e não dará a possibilidade de ser baixado pelo aluno, apenas consultá-lo.

Para realizar o cadastro desse tipo de objeto, conforme a imagem acima, você deve colocar um nome, que aparecerá apenas para administradores (lembre-se de colocar um nome que vá te auxiliar no futuro a localizar esse conteúdo!).
O campo validade é opcional, sendo visualizado apenas pelo administrador para uma gestão visual que pode auxiliar na hora de realizar atualizações desses conteúdos. Mesmo se essa validade estiver expirada, isso não influenciará de forma alguma da disponibilização ou visualização do aluno quando esse objeto estiver associado a um curso. Existe um alerta que pode ser configurado para avisar ao administrador que a validade do objetivo está próxima.
O campo unidades é de preenchimento opcional e deverá ser utilizado por administradores que possuem usuários com perfil de administrador de unidade para que estes possam fazer a gestão desse objeto, ou seja, as unidades ali selecionadas, os administradores de unidade poderão visualizar, utilizar o recurso em cursos que ele crie, editar e até mesmo excluir.
Já o campo unidades (utilização) também é com foco na disponibilização desse objeto para administradores de unidade, porém eles poderão apenas visualizar e utilizá-lo em cursos, sendo retirada a permissão de gestão. É um campo opcional.
Em arquivo apresentação, clicando em "carregar arquivo" você será direcionado a escolher o arquivo que queira realizar o upload.
Após isso, é só salvar.

Abaixo de Ações existem alguns botões onde conseguimos realizar algumas atividades (esses botões aparecerão em todos os tipos de conteúdos, tendo as mesmas funcionalidades):
ter um preview do conteúdo;
realizar o download do arquivo enviado;
editar o arquivo;
verificar em quais cursos esse item está associado;
excluir (lembrando que não é possível excluir itens que estão associados aos cursos).
Você pode cadastrar uma nova apresentação clicando em “Cadastrar”.
Para realizar o cadastro desse tipo de objeto, conforme a imagem acima, você deve colocar um nome, que aparecerá apenas para administradores (lembre-se de colocar um nome que vá te auxiliar no futuro a localizar esse conteúdo!).
O campo validade é opcional, sendo visualizado apenas pelo administrador para uma gestão visual que pode auxiliar na hora de realizar atualizações desses conteúdos. Mesmo se essa validade estiver expirada, isso não influenciará de forma alguma da disponibilização ou visualização do aluno quando esse objeto estiver associado a um curso. Existe um alerta que pode ser configurado para avisar ao administrador que a validade do objetivo está próxima.
O campo unidades é de preenchimento opcional e deverá ser utilizado por administradores que possuem usuários com perfil de administrador de unidade para que estes possam fazer a gestão desse objeto, ou seja, as unidades ali selecionadas, os administradores de unidade poderão visualizar, utilizar o recurso em cursos que ele crie, editar e até mesmo excluir.
Já o campo unidades (utilização) também é com foco na disponibilização desse objeto para administradores de unidade, porém eles poderão apenas visualizar e utilizá-lo em cursos, sendo retirada a permissão de gestão. É um campo opcional.
Em arquivo apresentação, clicando em "carregar arquivo" você será direcionado a escolher o arquivo que queira realizar o upload.
Após isso, é só salvar.
Abaixo de Ações existem alguns botões onde conseguimos realizar algumas atividades (esses botões aparecerão em todos os tipos de conteúdos, tendo as mesmas funcionalidades):
Você pode cadastrar uma nova apresentação clicando em “Cadastrar”.
Recursos
Na área de Recursos é possível enviar os arquivos em qualquer formato, desde arquivos .zip até vídeos .mp4.
Tipo de Recurso: Upload
Ao realizar o cadastro de um novo recurso do tipo upload, obrigatoriamente você deve enviar qualquer arquivo para disponibilizar no seu curso/trilha/biblioteca. Geralmente utilizado em documentos .ppt/.doc/.xls/.zip, assim o aluno irá conseguir realizar o download do arquivo. Caso você não queira que o arquvo seja disponibilizado para o aluno, como por exemplo um Power Point, recomendamos que seja feita a conversão desse arquivo para PDF e ele seja cadastrado em Apresentação.
Também é possível enviar vídeos no formato .MP4 como recurso upload, clientes que possuam restrições de acesso a vímeo e ou youtube, a recomendação é que os vídeos estejam nesse formato e sejam cadastrados dentro dessa possibilidade. O aluno conseguirá visualizar o conteúdo em um player dentro do seu curso/trilha/biblioteca, porém para esta utilização recomendamos realizar sempre uma compressão em seus vídeos para diminuir o tamanho, pois neste tipo de envio não oferece a opção de streaming (onde o arquivo se adequa a velocidade da internet do usuário para que o vídeo não trave).
Tipo de Recurso: Link
Tipo de Recurso: Upload
Ao realizar o cadastro de um novo recurso do tipo upload, obrigatoriamente você deve enviar qualquer arquivo para disponibilizar no seu curso/trilha/biblioteca. Geralmente utilizado em documentos .ppt/.doc/.xls/.zip, assim o aluno irá conseguir realizar o download do arquivo. Caso você não queira que o arquvo seja disponibilizado para o aluno, como por exemplo um Power Point, recomendamos que seja feita a conversão desse arquivo para PDF e ele seja cadastrado em Apresentação.
Também é possível enviar vídeos no formato .MP4 como recurso upload, clientes que possuam restrições de acesso a vímeo e ou youtube, a recomendação é que os vídeos estejam nesse formato e sejam cadastrados dentro dessa possibilidade. O aluno conseguirá visualizar o conteúdo em um player dentro do seu curso/trilha/biblioteca, porém para esta utilização recomendamos realizar sempre uma compressão em seus vídeos para diminuir o tamanho, pois neste tipo de envio não oferece a opção de streaming (onde o arquivo se adequa a velocidade da internet do usuário para que o vídeo não trave).
Tipo de Recurso: Link
Você pode cadastrar qualquer endereço URL no link para inserir dentro do seu curso/trilha/biblioteca, assim o aluno será direcionado para o link cadastrado.
Tipo de Recurso: HTML Compactado
Tipo de Recurso: HTML Compactado
Caso você possua algum conteúdo que foi criado em HTML e queira disponibilizar na Konviva, você pode compactar todo o conteúdo dentro de um arquivo .ZIP, enviar como recurso html compactado e informar qual será o nome do arquivo principal, geralmente é utilizado o index.html
SCORM
O conteúdo SCORM é um pacote zip, que precisa de uma ferramenta de autoria para ser produzido. O cliente pode também já comprá-lo pronto de consultorias que prestem esse serviço. É um objeto de aprendizagem que costuma ser bastante atrativo, pois o aluno consegue interagir com o conteúdo e é próprio para LMS.
Assim como os demais objetos de aprendizagem, na área de SCORM é possível editar as informações do arquivo, realizar o download do SCORM, verificar em quais cursos esse item está associado como também excluí-lo (lembrando que não é possível excluir itens que estão associados aos cursos). Você pode cadastrar um novo SCORM clicando em “Cadastrar”.
Assim como os demais objetos de aprendizagem, na área de SCORM é possível editar as informações do arquivo, realizar o download do SCORM, verificar em quais cursos esse item está associado como também excluí-lo (lembrando que não é possível excluir itens que estão associados aos cursos). Você pode cadastrar um novo SCORM clicando em “Cadastrar”.
ATENÇÃO
1) Você pode atualizar o pacote SCORM sem que sejam perdidos os históricos dos alunos que já o realizaram, desde que o arquivo imsmanifest.xml não tenha sofrido alteração de conteúdo;
2) O formato de arquivo SCORM aceito pela Konviva é o 1.2.
2) O formato de arquivo SCORM aceito pela Konviva é o 1.2.
Vídeo Link
No Vídeo-Link é possível somente inserir links de vídeos do Youtube e Vimeo.
Na listagem de vídeo-links cadastrados, abaixo de Ações temos a possibilidade de pré-visualizar o vídeo, editar, verificar em quais cursos esse item está associado como também excluí-lo (lembrando que não é possível excluir itens que estão associados aos cursos). Você pode cadastrar um novo vídeo link clicando em “Cadastrar”.
Vídeo Upload
Em Vídeo-Upload é possível enviar arquivos no formato de vídeo (MP4 e AVI).
Na listagem qua aparece de todos os vídeo-upload cadastrados conseguimos editar o arquivo, realizar o download, verificar em quais cursos esse item está associado como também excluí-lo (lembrando que não é possível excluir itens que estão associados aos cursos).
Os vídeos enviados como vídeo-upload são hospedados e executados através da plataforma Vimeo, por meio de uma integração nativa da Konviva.
Esses vídeos ficam armazenados em uma conta restrita, garantindo que o acesso seja permitido apenas dentro do ambiente da sua Konviva.
Você pode cadastrar um novo vídeo upload clicando em “Cadastrar”.
Na listagem qua aparece de todos os vídeo-upload cadastrados conseguimos editar o arquivo, realizar o download, verificar em quais cursos esse item está associado como também excluí-lo (lembrando que não é possível excluir itens que estão associados aos cursos).
Os vídeos enviados como vídeo-upload são hospedados e executados através da plataforma Vimeo, por meio de uma integração nativa da Konviva.
Esses vídeos ficam armazenados em uma conta restrita, garantindo que o acesso seja permitido apenas dentro do ambiente da sua Konviva.
Você pode cadastrar um novo vídeo upload clicando em “Cadastrar”.
ATENÇÃO
Para um bom desempenho na reprodução, recomendamos que o tamanho do vídeo não ultrapasse 1,5GB.