Konviva | Gestão Parcial de Cursos
Já havia no sistema a possibilidade do administrador, ao criar o curso, compartilhar a gestão com outras unidades, dando a elas a permissão total de administrar o curso, incluindo a edição do cadastro, do conteúdo, gestão de todas as turmas e matrículas.
O sistema não comportava um outro cenário de gestão, no qual a unidade com a qual o curso é compartilhado deve atuar somente como um multiplicador do curso, ou seja, apenas visualizar o cadastro e o conteúdo, podendo ofertar o curso em seus catálogos e trilhas, e criar novas turmas apenas para suas unidades. É o que chamamos de administração parcial.
O sistema não comportava um outro cenário de gestão, no qual a unidade com a qual o curso é compartilhado deve atuar somente como um multiplicador do curso, ou seja, apenas visualizar o cadastro e o conteúdo, podendo ofertar o curso em seus catálogos e trilhas, e criar novas turmas apenas para suas unidades. É o que chamamos de administração parcial.
Para atender este segundo cenário, foram criadas novas configurações no cadastro de curso, habilitando a permissão de administração TOTAL do curso com outras unidades ou apenas a PERMISSÃO PARCIAL do curso.

Ao habilitar a permissão parcial de administração e selecionar a(s) unidade(s) desejadas, estes cursos passam a ser visualizados na lista de cursos dos administradores destas unidades, que podem criar novas turmas e ofertá-los para suas unidades em seus catálogos e trilhas. Demais turmas, criadas por outras unidades não são exibidas.
Desta forma, atendemos o cenário no qual o curso é sistêmico (é comum e compartilhada com todas ou algumas unidades do sistema) e elas podem criar turmas para multiplicar o conteúdo que é padrão e não pode ser alterado pelas unidades, pois a nova configuração restringe a permissão de alteração do cadastro e conteúdo do curso.

Estando habilitada a opção de permissão parcial do curso para a unidade, o administrador desta unidade, ao abrir a tela de administrar cursos, verá o seguinte cenário:
- Para este curso, o ADU terá a visualização e permissão de uso dos recursos, e editar e ver turmas, conforme imagem abaixo.
- O ADU terá acesso a turmas nesse cenário SE elas estiverem sob a mesma unidade de cadastro do perfil dele. Nesse caso, ele poderá fazer edições normalmente. Turmas que não estão compartilhadas com essa unidade, não estarão visíveis para o ADU. Para isso, o configurador geral > turmas deve estar marcado como "sim":
- Clicando na opção de editar, ele vai ver e navegar entre os 5 passos do fluxo de administrar cursos, mas sem permissão de edição em nenhuma informação nos 3 primeiros passos.