ERP MEGA - Office Banking - Como realizar o processamento de remessa de títulos DDA
Dúvida
Como realizar o processamento de retorno de títulos DDA, no módulo Financeiro?
Solução
O ERP Mega dispõe de rotinas para liquidação de títulos a Pagar pelo processo de DDA, sendo uma importante ferramenta para envio e liquidação de títulos de Contas a Pagar, sem a necessidade de passar o leitor de códigos de barras para cada título. Isso é impactante em empresas com um grande volume de pagamentos diários.
A empresa cadastra como "Sacado Eletrônico" junto ao banco que possui conta corrente, quando s cobranças que são emitidas pelos fornecedores(Cedentes), o banco identifica as informações do Sacado e disponibiliza através dos canais de pagamento.
Para realizar o processo de retorno de títulos DDA, realize os passos a seguir:
Atenção! Antes de continuar, veja quais são os requisitos necessários:
- Convênio bancário específico (para ter retorno dos títulos DDA).
- Solicite ao banco a disponibilização de um arquivo específico de DDA (não é o mesmo do convênio bancário para pagamento eletrônico).
- Confira se o seu banco disponibiliza esse serviço (Itaú e Bradesco possuem esse processo de DDA).
1. Acesse o módulo Financeiro / Contas a pagar;
2. Cadastre o título normalmente e na aba boleto, deixe em branco o
campo do código de barras;
Observação: Não é preciso informar que trata-se de DDA na forma de pagamento.
3. Salve o título;
4. Acesse o módulo Financeiro / Opções / Movimentação / Office Banking;
5. Selecione a conta financeira em questão e clique em Avançar;
6. Selecione a operação Processamento do Arquivo de Retorno, a modalidade Pagamento Eletrônico e clique em Avançar;
7. Selecione o arquivo de retorno e clique em Avançar;
8. Clique novamente em Avançar;
9. Clique no botão Finalizar;
10. Crie o vínculo da AP com os DDA’s pendentes no módulo Financeiro, botão Opções, Movimentação, Manutenção de Títulos DDA;
11. Selecione os Títulos DDA Pendentes e clique no botão Criar
Vínculo:
12. Faça a remessa de pagamento eletrônico normalmente incluindo as AP’s que possuem
vínculo com DDA;
Observação: Se não tiver esse vínculo do passo 11, não será possível selecionar as AP’s
para gerar a baixa (pois não possuem código de barras).
13. Faça o processo de retorno de liquidação de pagamento normalmente e os títulos terão suas baixas automáticas no Contas a Pagar.
Quer saber mais? Acesse o nosso help Configurações do Office Banking, item Retorno de Pagamento, Cobrança e Débito em Conta.
Observações
É o fornecedor que faz o cadastro do DDA (Débito Direto Autorizado) e informa ao cliente se será enviado boleto de cobrança ou por DDA.
O cliente pode ver no site do seu banco, na sua conta se existe algum registro por DDA. O financeiro precisa programar para ocorrer o débito em conta.
Os bancos Itaú e Bradesco possuem esse processo de DDA.
Para maiores informações sobre DDA, acesse o site oficial da Febraban.