ERP MEGA - Office Banking - Valor do lançamento é inválido
Incidente
No módulo Financeiro, ao processar uma remessa de pagamento eletrônico no Office Banking, é apresentada a mensagem: Valor do lançamento é inválido.
Causa
Essa mensagem é apresentada, pois no formato em questão os campos Valor do Título e valor nominal estão divergentes.
Valor Nominal: Valor Bruto do documento, sem retenções;
Valor do Título: Valor líquido do documento, considerando as retenções.
Solução
Para que a mensagem não seja apresentada ao processar a remessa, realize os passos a seguir:
1. Acesse o módulo Financeiro / Office Banking;
2. Selecione a conta financeira e clique em Avançar;
3. Selecione a opção 'Envio de Arquivo', em seguida 'Pagamento Eletrônico' e clique em Avançar;
4. Selecione o Contrato Bancário e clique em Editar;
5. Na aba Formatos, verifique o formato cadastrado de acordo com o tipo de documento que está sendo enviado;
6. Clique em Cancelar;
7. Ainda no módulo Financeiro, acesse Opções / Utilidades / Configurações Office Banking / Gerador de Formatos;
8. Selecione o Formato identificado no passo 5 e clique no botão Editar;
9. Na aba Remessa, sub aba Detalhe Princ., identifique os campos Valor Nominal e Valor do Título;
10. Verifique o valor default dos campos identificados no passo 9.
Caso o valor default dos campos esteja com configurações diferentes, eles devem ser ajustados conforme leiaute do banco.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração verifique o impacto que poderá causar nos lançamentos futuros. Caso necessite configurar um novo formato para realizar esta operação/processo, solicite apoio de um consultor ou entre em contato com responsável pelo processo dentro da sua empresa.