ERP MEGA - Office Banking - Abatimento não é gerado após processar arquivo de retorno
Incidente
No módulo Financeiro, após processar o arquivo de retorno para cobrança bancária, não é gerado o abatimento no Contas a Receber quando deveria.
Causa
Esse incidente ocorre, pois o tipo de referência 'ABAT' não está cadastrado na pasta Classes Especiais do parâmetro do módulo Financeiro e/ou a variável não foi cadastrada corretamente no formato.
Solução
Para que esse incidente não seja mais apresentado nos próximos retornos, realize os passos a seguir:
1. Acesse o módulo Global / Configurações / Parâmetros / Financeiro;
2. Selecione a filial e clique no botão Editar;
3. Na aba Classes Especiais, caso não haja classe definida para o tipo 'ABAT', clique em Inserir;
4. Informe o tipo 'ABAT' para Tipo Referência;
5. Preencha a Classe Devedora e Classe Credora;
6. Clique em OK;
7. Acesse o módulo Financeiro / Opções / Movimentação / Office Banking;
8. Clique no botão Avançar;
9. Selecione a conta financeira utilizada no processo de retorno e clique em Avançar;
10. Em Operação, marque o parâmetro 'Envio de Arquivo';
11. Em Modalidade de Office Banking, marque o parâmetro 'Cobrança Bancária';
12. Clique no botão Avançar;
14. Selecione o contrato e clique no botão Editar;
15. Na aba Formato, anote o formato utilizado;
16. Acesse o módulo Financeiro / Opções / Utilidades / Configuração Office Banking / Gerador Formatos;
17. Selecione o formato identificado no passo 15 e clique em Editar;
18. Na aba Retorno, sub aba Detalhe Princ., avalie o campo que trata o valor de abatimento. A variável padrão à ser utilizada é a CR.ValorAbatimento;
19. Após alteração, clique em OK.
Atenção! Este artigo é um artigo interno! Em caso de dúvidas no procedimento, escalone o ticket para a Resolvedoria ou peça auxílio. Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.
Veja também o artigo Office Banking - Abatimento não é gerado após processar arquivo de retorno.