ERP MEGA - Office Banking - Retorno bancário não gera movimento vinculado de tarifa de cobrança
Incidente
No módulo Financeiro, ao processar o arquivo de retorno pelo Office Banking, o movimento vinculado de tarifa bancária não é gerado no documento no Contas a Receber com saldo em aberto.
Causa
Este incidente ocorre, pois, alguns bancos informam as tarifas em um campo específico no arquivo de retorno, descontando do valor total da fatura, sendo necessário configurar a tarifa/custas de cobrança para gerar a baixa do movimento vinculado ao Contas a Receber.
Solução
Para que a baixa do Contas a Receber considere a tarifa do banco, realize os passos a seguir:
1. Acesse o módulo Global, Configurações / Parâmetros / Financeiro;
2. Selecione a filial e clique em Editar;
3. Na aba Office Banking, clique na sub aba Cobrança Bancária e verifique se está selecionado o código de ação no campo Tarifa/custas de cobrança;
4. No módulo Financeiro clique em Office Banking e em Avançar;
5. Selecione a Conta Financeira e clique em Avançar;
6. Marque a operação "Envio de arquivo" e a modalidade "Cobrança Bancária", clique em Avançar;
7. Selecione o Contrato de cobrança e clique em Editar;
8. Na aba Formato, anote o nome do formato;
9. No módulo Financeiro, clique em Opções / Utilidades / Configurações do Office Banking / Gerador do Formato;
10. Selecione o Formato anotado no passo 8 e clique em Editar;
11. Na aba Retorno, clique na sub aba Detalhes Principal e verifique se está configurado o identificador ValorTarifaCobranca no formato.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração verifique o impacto que poderá causar nos lançamentos futuros. Caso tenha dúvidas para configurar o formato do contrato do Office Banking, solicite apoio de um consultor ou entre em contato com responsável pelo processo dentro da sua empresa.