HCM – Plano Saúde – Como descontar diferenças de plano de saúde em um evento específico e levar informação para eSocial
Dúvida
Como descontar diferenças de plano de saúde em um evento específico e levar informação para eSocial, no módulo de Benefícios?
Solução
Para descontar diferenças de plano de saúde em um evento específico, realize os passos a seguir:
Atenção: As sugestões abaixo precisam ser validadas levando em consideração as particularidades da empresa.
Integrar valores de diferença de Plano em eventos distintos para Titular e Dependente através Assinalamento de um novo plano
1. Acesse o módulo de Benefícios e cadastre um novo plano em Benefícios / Assistência / Planos para a mesma seguradora na qual irá descontar diferenças de planos;
1.1. Informe no campo Evento Titulares e Evento Dependentes o código do evento na qual deseja realizar a integração com o valor do desconto para o módulo Administração de Pessoal;
1.2. Na aba Preços inserira apenas o valor da diferença do plano:
Exemplo: Plano de R$ 100,00 e passou a ser R$ 120,00 informe apenas R$ 20,00;
1.3. Acesse o menu Benefícios / Assistência / Assinalamentos / Coletivo e realize o assinalamento coletivo para o novo plano cadastrado. Nesta tela preencha os campos referentes a seguradora e ao novo plano criado. Selecione as datas de inclusão e exclusão para o período que abrange a competência na qual descontará a diferença do colaborador e enviará essa informação para Administração de Pessoal e eSocial/DIRF.
Importante: Certifique-se de que o campo "Sobrepor" esteja marcado como "Não". Avalie a necessidade de utilizar o campo "Tratar Dependente";
1.4. Efetue conferencia em Benefícios / Assistência / Assinalamentos / Individual se e o assinalamento foi realizado conforme abrangência indicada;
1.5. Realize integração em Benefícios / Integrações;
1.6. No módulo de Administração de Pessoal efetue a conferência dos valores integrados nos menus: Cálculos / Lançamentos / Variáveis / Manutenção e eSocial / Eventos Periódicos / Desconto Plano Saúde / Alterar;
Integrar valores de diferença de Plano em um único evento Titular e Dependente informando os valores através da tela de Despesa
2. Acesse o módulo de Benefícios e cadastre um novo plano em Benefícios / Assistência / Planos para a mesma seguradora na qual irá descontar diferenças de planos;
2.1. Neste novo plano na aba Preços informe o evento de Diferença de Plano no campo Evento Serviço;
2.2. Em Benefícios / Assistência / Despesas informe o valor da Diferença de Plano a ser descontado do titular e/ou Dependente no campo Valor do Serviço;
2.3. Realize integração em Benefícios / Integrações;
2.4. No módulo de Administração de Pessoal efetue a conferência dos valores integrados nos menus: Cálculos / Lançamentos / Variáveis / Manutenção e eSocial / Eventos Periódicos / Desconto Plano Saúde / Alterar, coluna Coparticipação.
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.