HCM – Eventos – Como parametrizar evento de Horas Falta como tipo Outros
Dúvida
Como parametrizar o evento de Horas Falta como tipo Outros, no módulo Administração de Pessoal?
Solução
Para criar um evento de horas falta tipo outros , realize os passos seguir:
1. Acesse o módulo Administração de Pessoal, e no menu Tabelas / Eventos / Eventos / Cadastro clique nas setas que apontam para baixo no campo evento;
1.2. Ordene os eventos que já existem na Tabela de Eventos e verifique um código livre,
1.3. No menu Tabelas / Eventos / Eventos / Cadastro, insira o código que está livre no campo Evento, na grid ao lado insira o nome deste evento;
1.4. No campo Característica, insira a característica 01C- Horas Faltas Diurnas;
1.5. No campo Regra, utilize a regra 01- Horas
1.6. No campo Tipo Evento, utilize o tipo 4- Outros;
1.7. Preencha os demais campos conforme entendimento;
1.8. Clique no botão Alterar;
2. Na aba Incidências no campo data alteração, insira a data 01/1990;
2.1. No campo Sequência, insira o número 1;
2.2. No campo Natureza do eSocial insira a natureza da incidência do evento para o eSocial. Para consultar as naturezas deve-se utilizar a Tabela 3 – Natureza das rubricas da folha de pagamento, disponível no Manual do eSocial;
2.3. Os demais campos preencha conforme entendimento da empresa, consultando em caso de dúvidas o Help da Tela de Eventos,
2.4. Clique no botão Alterar;
3. A aba Base informe com o acumulador 9002, tipo 01- Valor do evento;
4. A aba Cálculos, insira o tipo de cálculo 11- mensal;
4.1. Clique no botão Alterar;
5. As abas Tipo Colaborador, Afastamento, Tipo Salário, Tipo Contrato, e Vínculos são abas de exceções, que irão bloquear o cálculo do evento para situações informadas nestas abas.
Importante
O sistema irá apurar as Horas Faltas através do histórico de Afastamentos, lançada a situação tipo 15 em Colaboradores / Históricos / Afastamentos, ou do movimento variável do colaborador (evento gerado pelo Ronda). Desta forma, o sistema já irá abater o valor das Faltas do evento de Horas Normais e apenas demonstrará na ficha financeira o evento de Horas Faltas.
Para parametrizar evento de horas falta como desconto, verifique o artigo HCM – Cálculo – Como parametrizar evento de horas falta como desconto
Atenção! Antes de realizar qualquer alteração, analise o impacto que poderá ter em outros lançamentos/processos do sistema.