ERP – Faturamento – Qual é o conceito do campo Índice alterado na geração de CC-e para CT-e
Dúvida
Qual é o conceito do campo Índice alterado na geração de CC-e para CT-e na tela F140CCE_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Carta de correção eletrônica?
Solução
Siga as instruções abaixo para conferir o preenchimento dos campos:
1. Acesse o eDocs em CT-e / Emissões, aba Emissões e no botão Filtrar informe o número do CT-e no campo Número e clique no botão OK. Selecione o documento (clicando com o mouse sobre o mesmo) e clique no botão XML (para realizar o download do arquivo);
1.1 Abra o arquivo XML (pode ser no navegador da Web ou pelo aplicativo Notepad++), e valide os campos conforme explicação a seguir;
2. Conforme consta no manual de integração da SEFAZ (clique aqui para baixar o mesmo), a tag <nroItemAlterado> na CC-e será preenchida com o valor do índice alterado apenas quando a alteração ocorrer em uma lista:
Ou seja, se o item a ser corrigido não pode aparecer mais de uma vez no XML, ele não terá um índice, não devendo ser preenchida essa informação.
Pegaremos como exemplo a tag <xObs> do grupo <compl> que pode ter até uma ocorrência no XML do CT-e:
Exemplo de tag no XML do CT-e:
Já o grupo <ObsCont> pode ter até 10 recorrências no XML. Desta forma, deverá ser informado pela tag <nroItemAlterado> qual o respectivo índice que está sendo alterado na CC-e:
Exemplo de tag no XML da CT-e:
Seguindo o exemplo acima, se fosse realizado uma CC-e para o campo <xTexto>TESTE 02</xTexto> do grupo <ObsCont>, no XML da CC-e seria gerado a tag <nroItemAlterado>2</nroItemAlterado>
Observação
O exemplo citado acima foi para as tags <xObs> e <ObsCont>, mas a lógica de consultar as informações no XML do CT-e para a geração da CC-e pode ser aplicado em qualquer campo a ser corrigido (de acordo com o Manual da SEFAZ).