ERP – Faturamento MDF-e – Rejeição 228: Data de Emissão muito atrasada
Incidente
Ao emitir um MDF-e, a SEFAZ está rejeitando o XML retornando a seguinte informação: Rejeição 228: Data de Emissão muito atrasada.
Causa
A situação é causada por informações incorretas geradas no arquivo XML integrado no eDocs.
Solução
Conforme consta no Manual de Orientação do Contribuinte, disponibilizado pela SEFAZ (clique aqui para acessar o manual completo), a data/hora de emissão que consta no XML do MDF-e não pode ser superior a 24h, caso contrário será rejeitado:
Para ajustar o documento, siga os procedimentos abaixo:
1. Acesse a tela F099UVE - Cadastros / Usuários / Parâmetros por Gestão / Vendas, Faturamento e Transporte e verifique se o usuário que irá realizar o processo possui permissão no campo 'Alterar Pend. Embarque na guia Transportes:
2. Acesse a tela F145EBQ_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Geração controle Embarque, filtre o registro e clique no botão Reabilitar:
3. Altere a informação do campo Data/Hora Saída para que fique no intervalo inferior a 24 horas em relação ao horário atual:
4. Após realizar o ajuste, clique no botão Fechar para gerar novamente o XML do MDF-e para integrá-lo ao eDocs.
Importante:
Para conseguir reabilitar um MDF-e, o mesmo precisa ser o último número gerado para a série fiscal utilizada. Caso o MDF-e não for o último da série, o mesmo terá que ser cancelado. Para mais informações, consulte o artigo ERP – eDocs MDF-e – Como inutilizar a numeração de um MDF-e.