25970 - Encargos de processo trabalhista no Administração de Pessoal
Problema:
Solução:
Dúvida no cálculo de folha para recolher encargos trabalhistas de processo trabalhista, FGTS e INSS.
Não conseguimos utilizar o cálculo 94 pois não temos o módulo de reclamatória, e precisamos recolher os encargos da reclamatória trabalhista.
Rotina / Tela:
Impostos > Previdência
Impostos > Fundo Garantia
Solução:
A rotina de reclamatória trabalhista só fica disponível no Administração e Pessoal quando o cliente possui o módulo Jurídico.
Características do módulo Jurídico:
Gerencia os elementos relacionados às ações judiciais trabalhistas da empresa, pedidos reclamados, testemunhas, prepostos, sentenças emitidas e recursos dos processos.
Permite buscar os históricos do autor da ação, paradigmas e, quando integrado com o módulo de Recrutamento e Seleção, identificar se o candidato possui alguma ação registrada no sistema.
Mantém o foco na administração de ações trabalhistas. Permite registrar outros tipos de ações, porém com funcionalidades mais restritas.
Controla os pagamentos efetuados nas ações, provisão de valores referentes aos processos e integração com a folha de pagamento para o recolhimento dos devidos impostos.
Adesão ao eSocial, disponibilizando informações para que o módulo Administração de Pessoal gere o arquivo do leiaute S-1070 - Tabela de Processos Administrativos/Judiciais.
Se o cliente não tem interesse em fazer essa gestão, de tudo que é relacionado às ações trabalhistas, o usuário pode fazer a guia para recolhimento do INSS e o Sefip da Reclamatória Trabalhista manualmente, fora sistema.
O usuário apenas precisa se informar quanto ao código de recolhimento e outros dados necessários que deverão constar na guia e Sefip. O jurídico da empresa tem essas informações e pode orientar o cliente.