25959 - Baixar provisão mensal de FGTS de 13º para colaborador afastado
Problema:
Solução:
Temos um colaborador afastado por motivo de serviço militar, no cálculo tipo 32 (13° integral) está trazendo o valor do FGTS com o evento 466-afastamento acid./trab e serviço militar, fazendo base, no entanto, na baixa de provisões, no pago, não está trazendo. Está correto não trazer a informação?
Rotina / Tela:
Colaboradores > Provisões
Cálculo > Provisões > Calcular
Solução:
Verifique a parametrização do campo "Calcular Provisão Mensal" em Empresas > Provisões > Provisões.
Conforme documentação, deverá estar como "F" para baixar a provisão como desejado:
Através deste campo é possível indicar se determinada provisão genérica deve continuar calculando a provisão mensal, acumulando direito e saldo. Quando este campo está assinalado como "N", o cálculo da provisão manterá o direito e saldo calculados na provisão anterior, mas a baixa normal, a baixa forçada e o limite de avos continuam sendo respeitados.
Utilizando a opção "F - Sim, inclusive FGTS para afastados (acid. trabalho ou serv. militar)", disponível para o tipo de provisão "2 - 13º Salário", a provisão de 13º salário irá calcular a provisão mensal de FGTS para colaboradores afastados em acidente de trabalho ou serviço militar.
Este campo não será habilitado quando o tipo de provisão for "1 - Férias".
Após o ajuste, recalcule apenas a provisão deste colaborador nesta competência, em Colaboradores > Provisões, selecione o colaborador e a competência desejada e clique no botão "Recalcular".
Mais informações sobre esse tema em: https://documentacao.senior.com.br/gestao-de-pessoas-hcm/6.2.35/index.htm#rubi/fr146def.htm?Highlight=provis%C3%A3o%20servi%C3%A7o%20militar