25841 - Troca do tipo de situação no afastamento
Problema: Enviamos um afastamento ao eSocial inicialmente com motivo eSocial = 01.

Solução:
Foi alterada a situação do afastamento para uma situação interna que temos também com o motivo eSocial 01.
Ao alterar, o sistema bloqueia campos que são obrigatórios para o preenchimento (data de alteração da situação, origem do motivo da alteração, processo judicial/benefício):

Ao gerar s-2230 ocorre erro: É necessário informar origem do motivo da alteração. Verifique no cadastro do histórico de afastamento.

Como ajustar o cenário?
Rotina / Tela:
Colaboradores > Históricos > Afastamentos
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Colaboradores > Históricos > Afastamentos
Solução:
Verificamos com a equipe de manutenção e entendemos que trata-se de processo interno do cliente.
Não recomendamos esta prática, visto que há envios ao governo das informações anteriormente cadastradas.
Nossa orientação é para que o histórico de afastamento seja finalizado e iniciado outro quando houver alteração da informação de situação.
Se definir manter o procedimento utilizado, o cliente não deve fazer o envio ao eSocial para um dos tipos de situação utilizados.