21861 - Data de vencimento da parcela não informada ou menor que Data de Emissão
Problema: Descrição do Problema: ao emitir a NF-e ela é rejeitada pelo motivo 900 - Data de vencimento da parcela não informada ou menor que Data de Emissão.
Rotina / Tela: emissão de NF-e
Solução: Solução 21861: a mensagem de rejeição 900 - Data de vencimento da parcela não informada ou menor que Data de Emissão indica que alguma das parcelas da NF teve o vencimento gerado no arquivo XML (tag <dVenc> do grupo <dup> presente no rupo <cobr>) com data menor que a data de emissão da NF.
Deve-se verificar se todas as parcelas da NF estão informadas e com data de vencimento igual ou maior que a data de emissão da NF-e (pode-se verificar diretamente no arquivo XML e na NF no ERP). Caso haja alguma parcela realmente com data inconsistente, a data de vencimento deverá ser ajustada.
Caso seja identificado de que as datas estão todas corretas, então a SEFAZ para onde a NF-e está sendo enviada deverá ser acionada para verificar a situação. Existem SEFAZ que estão validando a NF-e equivocadamente e gerando esta rejeição (exemplo: SEFAZ-SP no ambiente de homologação). Como a SEFAZ é responsável por efetuar a validação do XML, é ela quem deverá ser acionada para verificar a situação.
Caso haja necessidade de verificação do exato XML que está sendo enviada para a SEFAZ, caso o cliente utilize o eDocs, pode-se utilizar o seguinte processo:
Rotina / Tela: emissão de NF-e
Solução: Solução 21861: a mensagem de rejeição 900 - Data de vencimento da parcela não informada ou menor que Data de Emissão indica que alguma das parcelas da NF teve o vencimento gerado no arquivo XML (tag <dVenc> do grupo <dup> presente no rupo <cobr>) com data menor que a data de emissão da NF.
Deve-se verificar se todas as parcelas da NF estão informadas e com data de vencimento igual ou maior que a data de emissão da NF-e (pode-se verificar diretamente no arquivo XML e na NF no ERP). Caso haja alguma parcela realmente com data inconsistente, a data de vencimento deverá ser ajustada.
Caso seja identificado de que as datas estão todas corretas, então a SEFAZ para onde a NF-e está sendo enviada deverá ser acionada para verificar a situação. Existem SEFAZ que estão validando a NF-e equivocadamente e gerando esta rejeição (exemplo: SEFAZ-SP no ambiente de homologação). Como a SEFAZ é responsável por efetuar a validação do XML, é ela quem deverá ser acionada para verificar a situação.
Caso haja necessidade de verificação do exato XML que está sendo enviada para a SEFAZ, caso o cliente utilize o eDocs, pode-se utilizar o seguinte processo:
Informação adicional sobre a coleta do XML enviado para a SEFAZ no eDocs:
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Segue abaixo procedimento para coleta do XML enviado para a SEFAZ pelo eDocs:
1- Parar o serviço do eDocs;
2- Gerar o XML da NF-e no ERP novamente;
3- Mova todos os Logs Sde.log do eDocs para uma pasta de backup;
4- Alterar o nível de Log do serviço do eDocs para DEBUG no Configurador e salvar as configurações
Observação: casa haja dúvidas de como alterar nível no eDocs, verifique o tópico 1.2 - Alteração do nível de geração de Logs da seguinte documentação: https://documentacao.senior.com.br/documentoseletronicos/5.8.10/#html_ajuda/guia-informativo/logs.htm
5- Inicie o serviço do eDocs e acompanhe o envio da NF-e para a SEFAZ novamente. No momento em que a NF-e for rejeitada o serviço do eDocs deverá ser parado.
IMPORTANTE: é importante parar o serviço do eDocs logo após a NF-e ser rejeitada, para que o Log não fique muito grande.
6- Altere o nível de Log para WARN novamente;
7- Abrir o arquivo de log no Notepad++ e procurar pelo texto Senior.SapiensNfe.Processos.Service.Nfe.Emissao.Envio.EnvioNfeSefazNormal - XML de envio lote NFe. Logo após este texto será possível identificar o XML enviado para a SEFAZ. O XMl poderá ser copiado normalmente a partir do arquivo de Log.