Inconsistências que podem ocorrer na integração do EFD-Reinf
Problema: Ao integrar os dados do EFD-Reinf do ERP para o e-Docs, está ocorrendo a seguinte situação:
Registro XXXX
Crítica: Erro ao integrar o documento.
OU
Registros exportados com sucesso., porém não apresenta nenhum registro no eDocs para o arquivo que está sendo gerado.
OU
No eDocs o evento está com status "Enviado", mas não é registrado nenhuma informação nos arquivos de log texto.
Rotina/Tela ERP: F669ERE_CISO - Controladoria / Gestão de Tributos / EFD - Reinf / Contribuição Previdenciária - Bloco 2 / Exportação.
Rotina / Tela eDocs: EFD-Reinf > Eventos.
Solução: Estes cenários remetem a mensagens genéricas e podem estar relacionadas a algumas situações. Segue abaixo algumas das situações já mapeadas pelo suporte:
1) Ao tentar integrar, ocorreu a mensagem. Avaliando no log do e-Docs (dentro da instalação) arquivo Sde.log ou então nas configurações do e-Docs em Configuração >> Filial campo Certificado digital botão Configurar certificado, o certificado digital estava vencido. Necessário importar o novo certificado no e-Docs e reiniciar os serviços da aplicação. Após isso é possível realizar a integração do ERP para e-Docs.
2) O Serviço pode estar parado, reiniciar o Serviço do e-Docs e também do IIS.
3) Pode ser o cenário tratado no artigo "eDocs: EFD-Reinf: O tipo de ambiente do arquivo (3) difere do configurado".
4) Pode ser o cenário tratado no artigo "eDocs: EFD-Reinf: SignatureDescription could not be created for the signature".
5) Avaliamos o log do e-docs (dentro da instalação do e-Docs) e consta a seguinte mensagem: "System.Net.WebException: The remote server returned an error: (407) Proxy Authentication Required".
Esta mensagem está relacionada a instalação do e-Docs. Necessário avaliar o artigo "eDocs - Comunicação com SEFAZ/Prefeitura: (407) Autenticação de Proxy Necessária". Em conexão com o cliente identificamos que o usuário de configuração no e-Docs não era usuário Administrador.
Necessário que a TI da empresa revise esta parametrização de acordo com a documentação disponível no "Portal de documentação da Senior".
6) A situação pode ocorre caso o Webservice da Receita Federal esteja indisponível: No log do eDocs pode ser localizado a mensagem abaixo:
ERROR Senior.SapiensNfe.Processos.Service.Reinf.Integracao.IntegracaoBase - Ocorreu um erro ao integrar o evento do EFD-REINF. System.ServiceModel.EndpointNotFoundException: Não havia um ponto de extremidade em escuta em https://preprodefdreinf.receita.fazenda.gov.br/RecepcaoLoteReinf.svc?singleWsdl capaz de aceitar a mensagem. Em geral, isso é causado por um endereço ou ação de SOAP incorreta. Consulte InnerException, se presente, para obter mais detalhes. ---> System.Net.WebException: O servidor remoto retornou um erro: (404) Não Localizado.
7) Com relação a mensagem "Registros exportados com sucesso", isso ocorre quando na tela F191CPT no ERP o parâmetro "Gerar log integração e-DOCs" está igual a "N", com isso o sistema apenas gera o arquivo XML na pasta indicada pelo usuário, porém não gera a mensagem de log de retorno do eDocs indicando se ocorreu alguma crítica, como por exemplo, no caso onde o CNPJ da filial que está cadastrada no ERP não está cadastrada no eDocs, com isso a crítica indicando que a filial não está cadastrada não será apresentada para o usuário se o parâmetro estiver como N.
8) Os eventos do REINF são enviados para a Receita de forma síncrona, com exceção do evento R-2099 que é enviado de forma assíncrona. Nos casos onde este evento venha a ficar como enviado no eDocs, e no log texto (Configurações > Log) não seja registrado nenhuma informação desta rotina, verifique no eDocs se o Serviço do REINF está habilitado (Configurações > Gerais > Avançado > Serviços).
Este tipo de cenário poderá ocorrer em ambientes que possuem a integração pelo Webservice do eDocs. Ao parar um Serviço, somente as emissões assíncronas e por diretório são afetadas. Emissões síncronas por webservice continuam operando normalmente.
IMPORTANTE: A instalação para uso do e-Social é diferente da instalação e configuração para uso do e-Docs. Por este motivo solicite apoio a sua equipe de Infraestrutura ou Consultor certificado de infra da Senior.