ERP – Nota Fiscal Exportação – Rejeição 817 Unidade Tributável incompatível com o NCM informado na operação com Comércio Exterior
Incidente
No módulo de Mercado, ao gerar a nota fiscal de exportação é apresentada a Rejeição 817 Unidade Tributável incompatível com o NCM informado na operação com Comércio Exterior.
Causa
Essa rejeição ocorre, devido a implementação da Nota Técnica 2016.001 pela SEFAZ. Para que não ocorra a rejeição, deve-se adequar a Unidade Tributável do Produto com o NCM informado no comércio exterior conforme tabela disponibilizada pela SEFAZ
Clique aqui para ter informações completas no site da SEFAZ.
Solução
1- Acesse o cadastro da classificação fiscal informada no item da nota. na tela F022CLF - Cadastros / Mercado e Suprimentos / Parâmetros Fiscais / Classificações fiscais / Individual, no parâmetro 'Unidade Medida Fiscal', a unidade fiscal que a Sefaz exige.
Atenção
Este campo indica a unidade de medida fiscal utilizada para conversão da unidade de medida do estoque, de acordo com o Cadastro de Unidades de Medida na tela F015MED - Cadastros / Produtos e Serviços / Unidades de Medidas / Individual
Observação
Quando a operação é de comércio exterior, na geração do arquivo XML o sistema verifica se a unidade de medida fiscal informada, difere da unidade de medida do estoque.
Caso positivo, aplica a conversão cadastrada na guia Conversão da tela F015MED - Cadastros / Produtos e Serviços / Unidades de Medidas / Individual, entre a unidade de medida de estoque e a unidade de medida fiscal informada no cadastro da classificação fiscal.
Importante
Os valores calculados a partir desta conversão, serão utilizados para preencher as tags <qTrib> e <vUnTrib>, e a tag <uTrib> será alterada para a unidade de medida fiscal informada no cadastro da classificação fiscal.
Observação
Verificar se o identificador VEN-140NEITE01 está ativo na base, pois este identificador possibilita alterar o valor das tags <uTrib>, <qTrib> e <vUnTrib> e pode estar manipulando indevidamente caso estiver ativo.
Clique aqui para verificar a documentação completa do identificador.