HCM - S-2200 - Como alterar data de admissão após envio do leiaute S-2200
Dúvida
Como alterar a data de admissão do colaborador após o envio do leiaute S-2200, no módulo Administração de Pessoal?
Solução
Para alterar a data de admissão do colaborador, realize os passos a seguir:
1. Verifique se o colaborador que precisa ser alterada a data de admissão teve apenas o(s) leiaute(s) S-2200, S-2300, S-2205, S-2206, S-2306, S-2298, S-2240 enviados para o eSocial. Para os demais eventos de SST, a exclusão deve ser realizada no cadastro de origem do sistema;
2. Realize o processo de exclusão colaboradores. Verifique as orientações no artigo HCM - eSocial - Como excluir colaborador que já foi enviada a admissão para o eSocial
3. Acesse Colaboradores / Ficha Cadastral / Empregados, e altere a data de admissão do colaborador para data correta;
4. Acesse Colaboradores / Históricos / Categoria eSocial (K), e altere a categoria eSocial do colaborador para a correta, na data de admissão;
Importante
Quando realizado o processo de Exclusão de Colaboradores, citado no passo 1, a Categoria eSocial do colaborador é alterada automaticamente para 9999 - Não de aplica;
5. Acesse eSocial / Colaboradores / Fechamento da Admissão, e processe o leiaute S-2200;
6. Acesse eSocial / Gerar Não Periódicos, e processe o leiaute S-2200;
7. Acesse eSocial / Consulta Pendências, e envie o leiaute S-2200.