ERP – Nota Fiscal Complementar – Como emitir nota complementar com a finalidade de venda tag <finnfe> igual a 2
Como emitir nota complementar com a finalidade de venda tag <finnfe> igual a 2, no módulo de mercado?
1.1. Acesse a tela F140PRE_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Individual (Via Pedidos e Notas Fiscais) e utilize o tipo 9 NF Acerto utilizando a opção Manual:

1.1.1. Preencha os dados da nota fiscal com Série, Cliente, Transação e clicar no botão Processar e siga os próximos passos;
1.2. Acesse tela F140GNF_RFNF - Mercado / Gestão de Faturamento e Outras Saídas / Notas Fiscais de Saída / Digitação de Notas manuais que será aberta automaticamente ao clicar no botão Processar da tela F140PRE, selecione qual NF está querendo complementar através do botão NF Origem onde será aberto a tela F140REN - Composição/Substituição de notas Fiscais, para selecionar a NF de origem:

1.3. Informe o código do produto ou então se desejar informe apenas um complemento e no campo Qtde Fatur. deixe a quantidade zerada, uma vez que trata-se de NF de acerto de impostos/valor, com isto, o sistema permite faturar a NF sem informar quantidade:

1.4. Clique no botão Cálculos (P) do item, e informe os valores referente aos Impostos e/ou valores adicionais, como por exemplo, Base e Valor de ICMS, ou preço e valor total do item.
Esse valor será carregado para os dados gerais da NF, com isso, a soma dos valores dos itens será igual ao valor total da NF. Como trata-se de uma NF de acerto onde a quantidade deve ser zero, o sistema não vai fazer o calculo do item automaticamente, portanto é necessário informar os valores no item manualmente através do botão "Cálculos (P)" ou pelos campos da grid da tela:

1.5. Observe que desta forma, ao gerar o XML a tag <finNFe> será gerada com o valor igual a 2, ou seja, trata-se de uma NF de complemento e também será gerada a tag <refNFe> que apresenta a informação da chave eletrônica da NF de origem:

Importante
Para geração de NF-e complementar de valores, valor do produto, preço, valor de impostos, sem que haja definição de uma quantidade do produto, é necessário definir os valores manualmente na linha do item da NF bem como as alíquotas dos impostos e, através do botão Cálculos (P) é necessário informar o campo Valor Bruto se houver valores a complementar para que o sistema considere na geração o valor do produto no XML.
Se não for feito este processo, a NF poderá ser rejeitada pelo motivo 610 - Total da NF difere do somatório dos Valores compõe o valor Total da NF, pois o XML da NF-e será gerado sem valores nas tags <vProd> do item e do totalizador da NF. O valor do item é definido no campo Vlr. Item da grid de produtos da nota fiscal.
Observação
Anexo um vídeo demonstrando a geração de uma NF de complemento.
Caso hajam dificuldades em visualizar o vídeo, utilize o aplicativo gratuito PeaZip para descompactá-lo e o aplicativo gratuito Windows Media Player Classic para visualizá-lo (o pacote de codecs K-Lite poderá ser necessário).
2. Para geração de NF Complementar quando a Nota de Origem não existe no ERP existem duas soluções:
2.1. Importe a NF de Saída que você deseja complementar no ERP. Para isso é necessário que você utilize um leiaute de importação que possibilite esse tipo de importação. É recomendado que esse processo seja realizado com acompanhamento de um Consultor, pois deve-se possuir conhecimento avançado das rotinas de Importação/Exportação do ERP. A partir da importação da Nota, poderá ser executado o processo descrito no tópico 1 deste artigo.
2.2. Utilizar o processo indicado abaixo para possibilitar a referenciação da NF manualmente, alterando a tag <finNfe> e a tag <NCM> na geração do XML pelo ERP:
2.2.1. Gere a NF Complementar normalmente com o tipo 9-NF Acerto no ERP;
2.2.2. Na tela F140GNF acione o botão "NF Referenciada" e referencie manualmente a chave da NF que deseja-se complementar;
2.2.3. Por padrão, quando não for selecionada uma NF de Origem (neste caso não poderá ser selecionada, porque a NF não existe no ERP), o sistema gera a tag <finNfe> como 3-NF de Ajuste. Neste caso, você deve utilizar o identificador de regras VEN-140NEDGE01 para passar o valor "2" para a variável VSIntFinNfe. Desta forma o XML será gerado com o <finNfe> igual a 2;
2.2.4. Da mesma forma, como não foi definida uma NF Origem o ERP irá gerar a tag <NCM> do produto (se não for definida uma NCM manualmente) com valor "00". NF do tipo 2-Complementar não será autorizada desta forma. Sendo assim, você pode utilizar o identificador de regras VEN-140NEITE01 para atribuir o valor "00000000" na variável VSIntProNcm para que a tag NCM seja gerada com este valor.
Importante
- Para facilitar a definição deste tipo de NF, você pode criar um campo de usuário na tabela E140NFV que pode ser acessado pelo botão "Person." da tela F140GNF. Dependendo do valor definido neste campo pode-se ativar as alterações vinculadas às regras ligadas ao identificadores de regras mencionados acima;
- Para a aplicação desta solução é necessário conhecimento avançado em Ferramentas de Customização do ERP (Regras LSP) e Aplicativos da Tecnologia (CBDS, caso seja optado por criar o campo de usuário). Caso não haja ninguém na empresa que possua este conhecimento, poderá ser solicitado apoio de um consultor da Senior;
- Você encontrará mais informações sobre os identificadores de regras citados no Manual de Usuário do sistema.