HCM – Contabilização – Como contabilizar os valores de Terceiros
Dúvida
Como contabilizar os valores de Terceiros, no módulo Administração de Pessoal?
Solução
Para efetuar a contabilização dos valores de Terceiros, realize os passos a seguir:
1. Efetue a opção da Contabilização dos Terceiros se será realizada junto ou separado da folha mensal, essa definição é feita em Empresas / Contábil / Definições, nos campos conforme abaixo:
1.1 Incluir Pagto P.Jurídica: Determinar se os pagamentos de outras empresas serão contabilizados em separado ou na contabilização mensal;
S - Incluir os valores de outras empresas na contabilização mensal;
N - Não incluir os valores de outras empresas na contabilização. Nesse caso, a contabilização dos pagamentos de pessoa jurídica serão feitos através da opção Cálculos / Contabilização / Outras Empresas.
Atenção
Quando no Pagamento Jurídica campo Origem for informado C em Cálculos / Terceiros / Pgtos Jurídica ao gerar a contabilização os valores de INSS Parte Empresa serão contabilizados nos CLCs 1288 e 1388 - INSS sobre valor pago Cooperativa.
1.2 Incluir Pagto. P. Física: Determinar se os pagamentos de terceiros serão contabilizados em separado ou na contabilização mensal;
S - Incluir os valores pagos a terceiros na contabilização mensal;
N - Não incluir os valores pagos a terceiros na contabilização. Nesse caso, a contabilização dos pagamentos de pessoa física serão feitos através da opção Cálculos / Contabilização / Pagto Terceiros.
Observação
Quando a empresa utiliza cálculos semanais ou quinzenais, deverá utilizar a contabilização separada dos pagamento de pessoa física opção N, pois levamos em consideração a competência, e não a data de pagamento. Desta forma, se optasse por incluir na contabilização mensal opção S, em todas as semanas/quinzenas seriam gerados os valores totais dos pagamentos.
2. Rendimento Bruto: Registrar o valor bruto do rendimento pago.
Este valor pode ser contabilizado juntamente com os rendimentos de Pagtos Jurídica no CLC 1256, neste caso cadastrar uma conta contábil para este CLC ou de forma separada: para isso será necessário utilizar os CLCs 1641/1741 (Pessoa Física) e 1642/1742 (Pessoa Jurídica) e desabilitar os CLCs 1256/1356 (deixar sem conta), para não contabilizar em duplicidade;
3. Contribuição INSS: Será calculado o valor de contribuição devido ao Terceiro de acordo com assinalamento do campo Dedução INSS no cadastro do Terceiro.
Contabilizado no CLC 1294;
O cadastro do CLC é feito em Empresas / Contábil / Cadastrar CLC e a conta contábil é cadastrada em Empresas / Contábil / Contas Contábeis / C.Custo ou Totais (depende de como é a contabilização), buscando o Centro de Custo padrão, clicando em assinalar e informando a conta contábil;
Importante
Caso o cliente opte em contabilizar o líquido do pagamento do terceiro, deverá criar um novo CLC informando no tipo de Base C - CLCs e na guia Bases informar o CLC de Rendimento Bruto com sinal positivo e o CLC de Contribuição INSS com sinal negativo. Caso tenha IR e ISS também deverá informar estes CLCs com sinal negativo.