7164 - Relação de Cálculo - Base INSS, FGTS, IRRF, PIS, IPE
Problema: Ao realizar a conferência do resumo da folha, relatório FPRF001.OPE - Relação Cálculo Organograma, para finalidade de apuração dos impostos, verificamos que ao somar os eventos com indicação para alguma incidência (INSS ou FGTS), encontramos um valor diferente do demonstrado no resumo das bases. O INSS 13° Salário e o FGTS 13° Salário estão corretos, fecham com o valor encontrado em cada evento, mas o INSS Mensal e o FGTS Mensal não estão fechando.
Já verificamos a incidência de todos os eventos e não localizamos nada incorreto.
Quando ocorre / onde se aplica: Ao listar a Relação de Cálculo, relatório FPRF001.OPE, para conferência das bases de impostos. Cálculos > Relatórios > Operacionais > Relação Cálculo.
Solução: Este tipo de conferência não irá fechar quando existir colaborador(es) com base negativa. Por exemplo:
Colaborador 1, pela soma dos eventos da ficha financeira, teria uma base negativa de R$ 100,00. O sistema considera esta base como ZERO ao somar as bases dos colaboradores.
No entanto, se fizermos a conta pelo total dos eventos, este (R$100,00) será diminuído de outro colaborador, o que não ocorre com o campo de Bases, que é considerado zerado.
A base negativa não ficará gravada em nenhuma tabela para buscar estes valores em um select. O que pode ser feito, é listar o relatório para os colaboradores que tiveram os eventos de Faltas. Estes eventos estão com dedução (-) para a base de impostos, logo, algum deles deve ter base negativa/zerada. (Exemplo.docx)
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Outra situação que pode ocorrer é quando um colaborador que tiver Tipo de Contrato cadastrado como exceção no evento de INSS e receber um evento com incidência de INSS na Ficha Financeira.
Assim, a base de INSS Mês da Relação de Cálculo Organograma irá considerar o evento, porém, ele não será considerado na Relação de INSS. (Exemplo2.docx)
Já verificamos a incidência de todos os eventos e não localizamos nada incorreto.
Quando ocorre / onde se aplica: Ao listar a Relação de Cálculo, relatório FPRF001.OPE, para conferência das bases de impostos. Cálculos > Relatórios > Operacionais > Relação Cálculo.
Solução: Este tipo de conferência não irá fechar quando existir colaborador(es) com base negativa. Por exemplo:
Colaborador 1, pela soma dos eventos da ficha financeira, teria uma base negativa de R$ 100,00. O sistema considera esta base como ZERO ao somar as bases dos colaboradores.
No entanto, se fizermos a conta pelo total dos eventos, este (R$100,00) será diminuído de outro colaborador, o que não ocorre com o campo de Bases, que é considerado zerado.
A base negativa não ficará gravada em nenhuma tabela para buscar estes valores em um select. O que pode ser feito, é listar o relatório para os colaboradores que tiveram os eventos de Faltas. Estes eventos estão com dedução (-) para a base de impostos, logo, algum deles deve ter base negativa/zerada. (Exemplo.docx)
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Outra situação que pode ocorrer é quando um colaborador que tiver Tipo de Contrato cadastrado como exceção no evento de INSS e receber um evento com incidência de INSS na Ficha Financeira.
Assim, a base de INSS Mês da Relação de Cálculo Organograma irá considerar o evento, porém, ele não será considerado na Relação de INSS. (Exemplo2.docx)