24204 - Seguro Desemprego > Informações Admissionais
Problema:
Solução:
Temos a necessidade de alterar o campo "Seguro desemprego" de alguns colaboradores para a opção "2- Está recebendo ou efetuou entrada no requerimento", na tela de informações admissionais, pois os mesmos recebem e necessitam enviar o CAGED diário.
Na hora de efetuar o cadastro do colaborador foi colocado a opção "0- Não consultado".
Ao tentar alterar a informação do cadastro, aparece a mensagem: "Colaborador já enviado para o eSocial. Não é possível alterar/excluir as informações admissionais".
Gostaríamos verificar se é possível alterar a informação desse campo.
Rotina / Tela: Colaboradores > Ficha Cadastral > Informações Admissionais - campo "Seguro Desemprego".
Solução:
Solução: Alteração de informação na tela de "informações admissionais" fica bloqueada após envio do S-2200 ao eSocial do colaborador.
Entendemos que a tela de Informações Admissionais deve ser parametrizada no momento da admissão do colaborador, informando os dados reais e evitando retificações posteriormente.
Ainda sobre o preenchimento do campo (que é utilizado apenas para consideração do caged diário, ou seja não tem outro impacto no sistema), o Caged Diário solicita o envio apenas dos colaboradores que estiverem recebendo Seguro Desemprego, os demais podem ser enviados no Caged Mensal. Desta forma, criamos um facilitador para o cliente, onde na tela de Informações Admissionais foi disponibilizado o campo "Seguro Desemprego", com as opções 0 - Não consultado, 1 - Não está recebendo e 2 - Está recebendo ou efetuou entrada no requerimento.
No momento de gerar o Caged, modelo 002, ao clicar no botão Processar, também será exibido o campo "Seguro Desemprego", com as opções 1 - Não considerar informação, 2 - Levar todos os colaboradores admitidos e 3 - Somente colaborador com seguro desemprego. Desta forma, é possível fazer um filtro no momento de gerar o Caged, de acordo com a parametrização realizada anteriormente na tela das Informações Admissionais (sem precisar alterar a mesma).
Esta informação não é carregada dentro do arquivo do Caged, mas sim, serve apenas para filtrar as informações no momento de realizar a geração.
Supomos que o cliente enviou um colaborador no Caged Diário, em virtude de o campo "Seguro Desemprego" estar parametrizado com a opção 2 - Está recebendo, na tela das Informações Admissionais. Posteriormente foi verificado que o campo "Seguro Desemprego" estava parametrizado com a opção incorreta, deveria ter sido indicada a opção 1 - Não está recebendo.
Se possibilitarmos a alteração do campo na tela das Informações Admissionais, no que isso impactará para o cliente? Uma vez que esta informação não é enviada no arquivo do Caged, qual seria o impacto de alterarmos a mesma? Não ocorrerá uma retificação do Caged, pois esta informação não é solicitada no leiaute. Também não ocorrerá mais o envio do colaborador, pois ele já foi enviado anteriormente. Não vemos um impacto em liberarmos o preenchimento deste campo, pois não haverá uma retificação ou qualquer outra geração dentro do sistema.