ERP – Transações – Como realizar o cadastro de uma nova transação
Dúvida
Como realizar o cadastro de uma nova transação no ERP GOUP no módulo de Cadastros ?
Solução
Para realizar o cadastro de uma nova transação no ERP GOUP, existem duas possibilidades, conforme os passos a seguir:
1. Atualização de transações conforme transações padrões disponibilizadas pela Senior através de um arquivo de transação padrão que poderá ser importado no sistema;
1.1 Acesse a tela F192SCA - Cadastros / Sincronização de Cadastros, informe no parâmetro Tipo Sinc. Cadastro o código 1 - Transação e clique no botão Mostrar:
1.2 Selecione o(s) cadastro(s) que deseja sincronizar e clique no botão Processar (no rodapé da tela aparecerá o log com as transações sincronizadas):
Observação:
Através desta tela, o sistema ERP GOUP fará uma comunicação com o FTP da Senior buscando os registros disponíveis para sincronização.
Para maiores informações sobre este processo, verifique a documentação disponível clicando aqui.
Ou ainda, para empresas que não tenham habilitado o módulo de Contabilidade (parâmetro Contabilidade definido como N na tela F070EMP - Cadastros / Empresas / Cadastro (Cadastro de Empresas):
2. Duplicação de transação;
2.1 Acesse a tela F001MTR - Cadastros / Transações / Manter Transação (Consulta e Manutenção de Transações), selecione o Módulo, a Transação ("+") e clique no botão Mostrar. Em seguida clique no botão Duplicar:
2.2 Na tela F001DUP - Duplicação de Transação, informe a transação Destino, a Descrição e o Detalhe, em seguida clique no botão Processar:
Observação:
O cadastramento de novas transações não é permitido de forma manual. Ela deverá ser efetuada através de duplicação de cadastros na tela F001MTR, com posterior alteração de parâmetros específicos nas respectivas telas de cadastros de transações.
Importante:
Clientes que utilizam o módulo de Contabilidade ativo na Empresa não podem Duplicar transações e nem alterar transações integradas previamente e já parametrizadas, portanto deverá ser realizada a abertura de ticket para o suporte da Senior. A demanda será direcionada para o analista de negócios da Senior para verificação e implantação. Após a transação ter sido criada, ela estará disponível para sincronização conforme o processo da tela F192SCA.
Caso tenha sido implantado o ERP GOUP com o módulo de Contabilidade inativo e implante este módulo, é obrigatório apoio de um Consultor de implantação, revalidando as transações que por ventura tenham sido cadastradas/alteradas quando o módulo estava inativo. A ativação do módulo tem como pré-requisito a Sincronização de cadastros de transações com padrão da Senior e desabilitar transações que não seguem o padrão da Senior.
Após a criação de qualquer transação (seja via Sincronização ou Duplicação), é necessário fazer a correta parametrização da transação nas telas F070FXT - Cadastros / Filiais / Filial X Transação e F001TPC - Cadastros / Transações / Parâmetros por Transações GO UP (Parâmetros Complementares de Transações).