22074 - Pagamento Indevido de Salário Família quando utilizada a rotina de Faltas
Problema:
Rotina / Tela:
Solução:
O colaborador recebe salário mais a insalubridade, porém no mês em questão houve faltas. A falta é como desconto e abate na insalubridade. Ao encontrar o teto para o salário família, foi considerado a Insalubridade proporcional, e conforme legislação (Lei 8.213 de 24/07/91) as faltas não devem interferir no cálculo.
Rotina / Tela:
Cálculos > Ficha Financeira > Cadastro
Tabelas > Eventos > Eventos > Cadastro
Solução:
Solução:
Quando a empresa utiliza a rotina padrão de faltas, o sistema realiza um cálculo interno sem considerar as faltas para verificar se o funcionário possui ou não direito ao salário família. Entretanto, para a rotina de faltas como desconto o sistema não possui esse tratamento.
Verificamos junto a nossa consultoria e com o desenvolvimento, e para que a empresa não pague o salário família indevidamente, deverá ajustar os eventos conforme abaixo:
Informar na Base dos eventos Horas Faltas c/ Desconto e DSR c/ Desconto:
- Sinal: +
- Evento: Insalubridade
- Tipo: 06 Vlr Evento Prop (1 hora)
Tirar da base do evento Insalubridade os eventos Horas Faltas c/ Desconto e DSR c/ Desconto (Ctrl + Del).
Dessa maneira o valor de insalubridade será abatido das Horas Faltas c/ Desconto e do DSR c/ Desconto ao invés de diminuir no evento de Insalubridade.
Obs.: o mesmo irá acontecer com os demais eventos que possuem reflexo em caso de faltas, como: peruculosidade, adicional noturno, etc...