21369 - eSocial - S-2230 - Afastamentos de horas
Problema:
Solução:
Lançamos um afastamento com início as 09:00 e término as 10:37, no dia 15/05/2018, ou seja, foi apenas um afastamento de horas. Ao gerarmos os não periódicos, identificamos que não foi criado um S-2230 para envio desta informação ao eSocial. No cadastro da situação utilizada neste afastamento a guia eSocial está preenchida corretamente, com um motivo válido para o eSocial. O que pode ser verificado neste caso? A geração dos não periódicos deveria ter criado um S-2230 para este afastamento de horas?
Rotina / Tela: eSocial > Gerar Não Periódicos
Solução:
Verificamos que nas últimas versões houve uma alteração no comportamento do S-2230, onde apenas vamos gerar uma pendência para o eSocial se o afastamento de horas for igual ou superior a escala horária do colaborador para aquele dia. Ou seja, se a escala horária for de 8:00 horas e o afastamento for de apenas 2:00 horas, não será gerada uma pendência, pois o eSocial não exige o envio desta informação.
Para esta definição estamos considerando a versão de layout 02.04.02, que é a versão atual neste momento.
Observação: Salvo se o afastamento iniciar em um dia e finalizar em outro, como por exemplo colaborador trabalha no terceiro turno e ficou afastado das 22:00 horas as 01:00 horas do dia seguinte, neste caso irá gerar um S-2230, pois entende que o afastamento é de dois dias, se desejar não enviar este afastamento poderá criar uma situação específica e informar no cadastro da situação o motivo eSocial = não válido para o eSocial.