ERP – NF-e – Rejeição 885: GTIN informado, mas não informado o GTIN da unidade tributável / Rejeição 886: GTIN da unidade tributável informado, mas não informado o GTIN
Incidente
No módulo de mercado ou suprimentos, ao emitir a nota fiscal, é apresentada uma das seguintes rejeições:
- Rejeição 885: GTIN informado, mas não informado o GTIN da unidade tributável;
- Rejeição 886: GTIN da unidade tributável informado, mas não informado o GTIN.
Causa
Esta rejeição ocorre devido a regra de validação da SEFAZ para o GTIN onde na emissão da nota se for informado o GTIN tag <cEAN> e no GTIN da unidade tributável tag <cEANTrib>, estiver nulo ou igual a 'SEM GTIN', haverá a rejeição pelo motivo 885 ou então se for informado o GTIN da unidade tributável tag <cEANTrib> e no GTIN tag <cEAN>, estiver nulo ou igual a 'SEM GTIN', haverá a rejeição pelo motivo 886.
Solução
Basicamente a SEFAZ faz uma validação de que o produto não pode ficar sem a informação do GTIN em uma das tags e ter a informação do GTIN em outra tag do arquivo XML. Exemplo: produto teve o XML gerado com a tag <cEAN> preenchida com um código de barras e a tag <cEANTrib> preenchida como 'SEM GTIN' (que é a informação que o sistema gera quando não encontra um GTIN cadastrado).
Regras de validação da SEFAZ:
Para que esta rejeição não seja apresentada ao gerar a nota fiscal, realize os passos a seguir:
1. Revise as parametrizações do cadastro do produto em relação ao GTIN, Para que os códigos GTIN sejam enviados corretamente para a NF-e, é necessário definir no Gestão Empresarial | ERP a Origem do código GTIN. Esta definição pode ser realizada nos seguintes locais:
1.1. Parâmetros da Filial para Vendas Tela F070FVE - Cadastros / Filiais / Parâmetros por Gestão / Vendas, Faturamento e Transporte: Para os casos em que todas as famílias de produtos utilizarem a mesma origem de busca para os códigos GTIN.
1.2. Cadastro de Famílias Tela F012FAM - Cadastros / Produtos e Serviços / Famílias: Para os casos em que é necessário definir origens de busca diferentes entre as famílias.
1.3. Cadastro de Produto Individual tela F075PRO - Cadastros / Produtos e Serviços / Produtos / Individual ou Cadastro de Produto Agrupado F075GFP - Cadastros / Produtos e Serviços / Produtos / Agrupado: Para os casos em que é necessário definir origens de busca diferentes entre produtos de uma mesma família;
2. O sistema considera a seguinte ordem de busca da origem do GTIN:
2.1. Origem do código GTIN do cadastro do produto tela F075PRO - Cadastros / Produtos e Serviços / Produtos / Individual;
2.2. Origem do código GTIN do cadastro da filial tela F070FVE - Cadastros / Filiais / Parâmetros por Gestão / Vendas, Faturamento e Transporte.
Importante
- As possíveis origens de busca do código GTIN que podem ser configuradas estão disponíveis na documentação completa do GTIN. Clique aqui para verificar a configuração completa para o GTIN no ERP;
-
Esta rejeição é uma situação estritamente relacionada a parametrização inadequada do sistema em relação ao GTIN;
-
O identificador de regras VEN-140NEITE01 (não disponível para o o Gestão Empresarial PME | GOUP) permite manipulação das tags do GTIN da NF-e. É importante verificar eventual alteração do código GTIN via regra ligada a este identificador. Clique aqui para verificar a documentação do identificador de Regra: VEN-140NEITE01.