19745 - Conta de Custo Direto e Indireto
Problema:
Solução:
No cadastro da conta financeira a forma de contabilização está obrigando a colocar Conta de Custo Indireto e Direto.
Qual a diferença de preencher ou não, isso gera algum tipo de lançamento a mais? Qual é o impacto desta conta? Pra que exatamente ela serve?
Rotina / Tela: F091PLF - Cadastros / Finanças / Plano Financeiro / Plano de Contas
Solução:
Solução: É solicitado informar a conta de custo direto e indireto quando o tipo de centro de custo utilizado no rateio for do tipo 1-Produtivo/Operacional Indireto ou 2-Produtivo/Operacional Direto.
Esta informação é utilizada quando a empresa faz a apuração dos custos. Se não utiliza a rotina de Custos, não é necessário ter centros de custo do tipo 1 ou 2. Se tiver, nas contas financeiras será necessário informar a conta de custo direto ou indireto para que seja contabilizado nestas contas.
No caso do GoUp, algumas formas de contabilização, como a 90599 e 90699, possuem em sua regra parcial uma consistência que obriga informar as contas de custo na conta financeira quando o tipo do centro de custo é 1 ou 2. Por isso é obrigatório informar estas contas. Em anexo consta um exemplo de forma de contabilização com esta regra.
Se não utiliza custos e não irá utilizar centros de custo do tipo Produtivo, sugerimos não utilizar os centros de custo deste tipo, e/ou criar novos em substituição a estes, e nestes do tipo 1 e 2 colocar o campo 'Aceita Rateio' como N para que nenhum usuário faça lançamentos nestes centros de custo.
Sugerimos que avalie com sua área contábil ou fiscal a necessidade de utilizar ou não centros de custo produtivos.