ERP – NFS-e – Como emitir nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e) para um cliente que reside em outro país
Dúvida
Como emitir nota fiscal de serviços eletrônica (NFS-e) para um cliente que reside em outro país, quando a prefeitura para a qual a NFS-e será enviada utiliza padrão ABRASF?
Solução
Para que seja possível a emissão de NFS-e para cliente residente de outro país utilizando integração ERP Sapiens X eDocs, realize os passos abaixo:
1. Verifique a parametrização do cadastro do cliente no ERP. Acesse o artigo ERP – Emissão nota Fiscal – Qual a parametrização necessária para emissão de NF-e para cliente estrangeiro
Estando o cliente como exterior o código do município do tomador (TAG <CodigoMunicipio>) será preenchida como 9999999 e a UF do estado do tomador do serviço (TAG <UF>) será preenchida como EX, conforme determina o manual do padrão ABRASF.
2. Leve em consideração que, ao emitir uma NFS-e para um cliente do tipo Exterior o ERP buscará uma transação para a NFS-e que seja específica para este tipo de cliente, como, por exemplo a 7949S.
3. Verifique o cadastro desta transação se o campo Nat. Operação Serviço da guia Outros da tela F001TVE - Cadastros / Transações / Parâmetros por Gestão / Vendas está configurado corretamente de acordo com a atividade que será prestada:
4. Com relação a geração da tag <CodigoMunicipio> do grupo <Servico> do XML gerado pelo ERP, o ERP irá gerar o XML com um código de município IBGE válido (por padrão, do cadastro da filial) e não gerará com a informação 9999999. Isso ocorre porque o manual de Integração Abrasf 1.0 (manual que é utilizado como base para geração do XML pelo ERP) determina de que este campo deve receber um código IBGE válido.
Observação:
- O valor da TAG <CodigoMunicipio> do Tomador também pode ser alterado via Identificador de Regras GER-000ABRASF1. Caso a informação não seja gerado corretamente pelo ERP, uma sugestão é verificar se a variável não está sendo manipulada.
- O identificador de regras GER-000ABRASF1 também permite a manipulação da tag <CodigoMunicipio> do grupo <Servico> através da variável VsIntCodMun. Logo, se alguma prefeitura exigir que o valor nesta tag seja gerado como 9999999 (ou outro código) diferente do sugerido pelo ERP na geração do RPS), pode-se fazer a manipulação do valor da tag via variável.
- O Manual Conceitual Abrasf 1.0 determina geração da tag <CodigoMunicipio> do grupo <Servico> com valor 9999999 quando serviço é prestado no exterior. No entanto, o Manual de Integração determina que o código do IBGE gerado deve ser um valor válido no IBGE (9999999 não é valor válido para tabela IBGE). O ERP utiliza o manual de integração como base para suas rotinas, por isso ele se comporta desta forma.