HCM – Contabilização – Arquivo Texto listando valores diferentes do Relatório Contábil
Incidente
No módulo Administração de Pessoal, ao emitir o arquivo texto de contabilização o mesmo diverge do relatório de lançamentos contábeis. O sistema está somando ou omitindo os valores das contas independente do centro de custo. Exemplo: Se houver a mesma conta em outros centros de custos o sistema soma os lançamentos.
Causa
Este incidente ocorre, pois no cadastro da Empresa, o campo Rateio MO Cálculo está configurado com a opção N - Não usa rateio e na definição da contabilização o campo Considerar Rateios está configurado com S - Sim, ou seja, as informações estão em conflito.
Solução
Para que esse incidente não ocorra, realize os passos a seguir:
1. Acesse em Empresas / Contábil / Definições e informe N no campo Considerar rateios, caso a empresa não utilize rateios;
2. Gere novamente a contabilização em Cálculos / Contabilização / Folha e valide que os lançamentos são gerados corretamente por centro de custo ou por local.
Importante
O campo Considerar Rateios deve estar configurado com N sempre que a empresa não utilizar rateio.