9909 - Como remover colaboradores do REP, utilizando a permissão
Problema: Empresa deseja restringir o acesso de colaboradores a determinados equipamentos, removendo a permissão de alguns colaboradores de alguns dispositivos
Quando ocorre / onde se aplica: Alteração de permissão / Pessoas>Colaboradores>Permissões>Individuais
Solução: A rotina de permissões funciona da seguinte maneira:
Em Projeto Físico>Permissões, são cadastrados os códigos de permissão.
Neste cadastro, é definido quais dispositivos as pessoas poderão acessar quando receberem esta permissão como suas.
Exemplo: Se um colaborador da produção precisa acessar:
Catracas da produção
Catracas da portaria
Relógios da produção
Catracas do refeitório
Não é necessário acessar todos os cadastros dos colaboradores e informar um a um quais dispositivos eles podem acessar, é cadastrada uma permissão com todos estes dispositivos e esta permissão é atribuída a todos os colaboradoradores da produção (em Pessoas>Colaboradores>Empregados guia Acesso opção Permissão dias Normais).
A permissão cadastrada, deve conter todos os dispositivos que determinados grupos podem utilizar. (Para permições específicas ler sobre Áreas Restritas)
Portanto, quando você quer remover a permissão de um dispositivo específico, você tem duas alternativas:
1 - Criar uma nova permissão, contendo apenas os dispositivos que estes colaboradores poderão acessar (ou marcar ponto) e alterar a permissão dos colaboradores.
Caso escolhida a primeira opção, o procedimento é: Cadastrar uma nova permissão, apenas com os dispositivos que os colaboradores podem acessar (Em Projeto Físico>Permissões);
Alterar a permissão de todos os colaboradores que estão sendo afetados (Em Pessoas>Colaboradores>Permissões>Individuais alterar TODAS as permissões ANTIGAS para a nova cadastrada);
Acessar o menu Supervisão>On-Line>comandos>Acesso, guia listas e executar a lista 14 - Carregar lista de exclusão de colaboradores REP, selecionando o dispositivo que foi removido da permissão (isso fará com que os colaboradores sejam removidos apenas do dispositivo que perdeu a permissão);
Obs.: A permissão pode ser alterada coletivamente (Utilizando filtros por empresa, filial ou até mesmo pelo código da permissão) no menu Pessoas>Colaboradores>Permissões>Coletivas
2 - Acessar o cadastro da permissão e excluir o dispositivo que está perdendo a permissão
Caso escolhida a segunda opção, o procedimento é: Alterar a permissão de todos os colaboradores que estão sendo afetados (Em Pessoas>Colaboradores>Permissões>Individuais alterar TODAS as permissões 0);
Acessar o menu Supervisão>On-Line>comandos>Acesso, guia listas e executar a lista 14 - Carregar lista de exclusão de colaboradores REP, selecionando o dispositivo que foi removido da permissão (isso fará com que os colaboradores sejam removidos de todos os dispositivos);
Remover o dispositivo da permissão (Menu projeto Físico>Permissões, selecionar a permissão, clicar sobre o dispositivo e removê-lo com o comando Ctrl+Delete);
Alterar novamente a permissão de todos os colaboradores para a permissão que teve o dispositivo excluído (isso fará com que os colaboradores sejam reenviados aos dispositivos que ele ainda tem permissão);
Obs.: A permissão pode ser alterada coletivamente (Utilizando filtros por empresa, filial ou até mesmo pelo código da permissão) no menu Pessoas>Colaboradores>Permissões>Coletivas
Quando ocorre / onde se aplica: Alteração de permissão / Pessoas>Colaboradores>Permissões>Individuais
Solução: A rotina de permissões funciona da seguinte maneira:
Em Projeto Físico>Permissões, são cadastrados os códigos de permissão.
Neste cadastro, é definido quais dispositivos as pessoas poderão acessar quando receberem esta permissão como suas.
Exemplo: Se um colaborador da produção precisa acessar:
Catracas da produção
Catracas da portaria
Relógios da produção
Catracas do refeitório
Não é necessário acessar todos os cadastros dos colaboradores e informar um a um quais dispositivos eles podem acessar, é cadastrada uma permissão com todos estes dispositivos e esta permissão é atribuída a todos os colaboradoradores da produção (em Pessoas>Colaboradores>Empregados guia Acesso opção Permissão dias Normais).
A permissão cadastrada, deve conter todos os dispositivos que determinados grupos podem utilizar. (Para permições específicas ler sobre Áreas Restritas)
Portanto, quando você quer remover a permissão de um dispositivo específico, você tem duas alternativas:
1 - Criar uma nova permissão, contendo apenas os dispositivos que estes colaboradores poderão acessar (ou marcar ponto) e alterar a permissão dos colaboradores.
Caso escolhida a primeira opção, o procedimento é: Cadastrar uma nova permissão, apenas com os dispositivos que os colaboradores podem acessar (Em Projeto Físico>Permissões);
Alterar a permissão de todos os colaboradores que estão sendo afetados (Em Pessoas>Colaboradores>Permissões>Individuais alterar TODAS as permissões ANTIGAS para a nova cadastrada);
Acessar o menu Supervisão>On-Line>comandos>Acesso, guia listas e executar a lista 14 - Carregar lista de exclusão de colaboradores REP, selecionando o dispositivo que foi removido da permissão (isso fará com que os colaboradores sejam removidos apenas do dispositivo que perdeu a permissão);
Obs.: A permissão pode ser alterada coletivamente (Utilizando filtros por empresa, filial ou até mesmo pelo código da permissão) no menu Pessoas>Colaboradores>Permissões>Coletivas
2 - Acessar o cadastro da permissão e excluir o dispositivo que está perdendo a permissão
Caso escolhida a segunda opção, o procedimento é: Alterar a permissão de todos os colaboradores que estão sendo afetados (Em Pessoas>Colaboradores>Permissões>Individuais alterar TODAS as permissões 0);
Acessar o menu Supervisão>On-Line>comandos>Acesso, guia listas e executar a lista 14 - Carregar lista de exclusão de colaboradores REP, selecionando o dispositivo que foi removido da permissão (isso fará com que os colaboradores sejam removidos de todos os dispositivos);
Remover o dispositivo da permissão (Menu projeto Físico>Permissões, selecionar a permissão, clicar sobre o dispositivo e removê-lo com o comando Ctrl+Delete);
Alterar novamente a permissão de todos os colaboradores para a permissão que teve o dispositivo excluído (isso fará com que os colaboradores sejam reenviados aos dispositivos que ele ainda tem permissão);
Obs.: A permissão pode ser alterada coletivamente (Utilizando filtros por empresa, filial ou até mesmo pelo código da permissão) no menu Pessoas>Colaboradores>Permissões>Coletivas