HCM - SEFIP – Por que ocorrem diferenças de centavos entre o valor do INSS e o valor apurado pela SEFIP
Dúvida
Por que ocorrem diferenças de centavos entre o valor do INSS e o valor apurado pela SEFIP, no módulo Administração de Pessoal?
Solução
A questão da diferença do valor a recolher ao INSS gerado pelo validador Sefip e o valor do INSS a recolher gerado pelo Administração de Pessoal, reside na forma de apurar os encargos nos dois sistemas.
No Administração de Pessoal, necessitamos dos valores de encargos de INSS individualizados, para que estas despesas sejam contabilizadas a cada centro de custo. Para obter o valor individual, calculamos o percentual sobre o valor de cada empregado, aplicando o arredondamento universal acrescentando 0,005 ao resultado da multiplicação.
No validador Sefip, a forma de cálculo é sobre o total de cada estabelecimento. Pensamos inicialmente em desenvolver algum recurso para diluir esta diferença em relação ao cálculo individualizado que o Administração de Pessoal faz.
Mas, são muitas as variáveis envolvidas nesta questão, pois depende de como o Sefip será gerado pelo usuário no momento do recolhimento: por filial, apenas gerando um empregado ou vários de centros de custos diferentes, caso esteja recolhendo em atraso, etc, alguma diferença sempre poderá existir e não fecharia no mesmo valor.
Como contorno, a possível solução seria ao final de cada mês, após gerar o Sefip e confrontar seus valores com os do Administração de Pessoal, implementar a diferença de INSS em um evento tipo 4 - Outros e lançá-lo para um empregado. Para contabilizar no centro de custo dele a diferença total, seria necessário criar dois CLCs contábeis: um ligado ao evento criado lançando em Despesas INSS, e outro utilizando o CLC anterior na Base, para fazer a contrapartida na conta de INSS a Recolher.