7212 - Ficha Financeira - Dependente IRRF
Problema: Cadastramos um Dependente para determinado colaborador e calculamos a folha, onde é possível observar que este dependente foi utilizado para cálculo do IRRF. Porém, após o cálculo da folha, verificamos que o mesmo foi cadastrado indevidamente e desta forma, excluímos o seu cadastro. Em seguida, recalculamos a folha, mas identificamos que o Dependente continua sendo utilizado no cálculo do IRRF e demonstrado no campo Dependente Imp Renda disponível na tela de consulta da Ficha Financeira.
Efetuamos um select na tabela R046INF e verificamos que o dependente continua gravado no campo DepIrf. Excluímos os dados desta tabela, para o código de cálculo e colaborador em questão, recalculamos a folha, mas não resolveu a situação, o Dependente continua sendo considerado.
Quando ocorre / onde se aplica: Cadastro de Dependentes, Colaboradores > Dependentes > Ficha Familiar.
Cálculo da Folha, Cálculos > Efetuar Cálculo.
Solução: Solução 7212: Ao excluir um Dependente e em seguida recalcular a folha, automaticamente o sistema Administração de Pessoal deixará de considerar o mesmo para o cálculo do IRRF e consequentemente, este dependente não será mais demonstrado no campo Dependente Imp Renda disponível na tela de consulta da Ficha Financeira.
Caso ao excluir o Dependente e recalcular a folha, seja verificado que o mesmo continua sendo considerado no cálculo do IRRF, deve-se ficar atento para o seguinte:
Verificar a opção utilizada no cadastro da Empresa, campo Usa Dependentes. No caso exposto acima, este campo estava configurado com a opção I - Implantação, e na Ficha Básica o campo Dependentes IR estava informado 01. A opção I - Implantação somente deverá utilizada durante a implantação do sistema, conforme informação que consta no help:
Em Implantação. Neste caso tanto os campos da Ficha Básica quanto o cadastro completo de Dependentes estarão habilitados. Isto para que, durante a implantação do Administração de Pessoal , se o usuário não tiver tempo hábil para cadastrar todos os dependentes, o mais fácil é indicar esta opção 'I' e informar a quantidade de dependentes para IR e SF na ficha básica, até que o cadastro de todos os dependentes seja concluído. Assim, depois que tudo estiver cadastrado, alterar este dado para S.
Deve-se ajustar a opção deste campo, excluir o cadastro do Dependente em questão e recalcular a folha, para ajustar a Ficha Financeira do colaborador.
Efetuamos um select na tabela R046INF e verificamos que o dependente continua gravado no campo DepIrf. Excluímos os dados desta tabela, para o código de cálculo e colaborador em questão, recalculamos a folha, mas não resolveu a situação, o Dependente continua sendo considerado.
Quando ocorre / onde se aplica: Cadastro de Dependentes, Colaboradores > Dependentes > Ficha Familiar.
Cálculo da Folha, Cálculos > Efetuar Cálculo.
Solução: Solução 7212: Ao excluir um Dependente e em seguida recalcular a folha, automaticamente o sistema Administração de Pessoal deixará de considerar o mesmo para o cálculo do IRRF e consequentemente, este dependente não será mais demonstrado no campo Dependente Imp Renda disponível na tela de consulta da Ficha Financeira.
Caso ao excluir o Dependente e recalcular a folha, seja verificado que o mesmo continua sendo considerado no cálculo do IRRF, deve-se ficar atento para o seguinte:
Verificar a opção utilizada no cadastro da Empresa, campo Usa Dependentes. No caso exposto acima, este campo estava configurado com a opção I - Implantação, e na Ficha Básica o campo Dependentes IR estava informado 01. A opção I - Implantação somente deverá utilizada durante a implantação do sistema, conforme informação que consta no help:
Em Implantação. Neste caso tanto os campos da Ficha Básica quanto o cadastro completo de Dependentes estarão habilitados. Isto para que, durante a implantação do Administração de Pessoal , se o usuário não tiver tempo hábil para cadastrar todos os dependentes, o mais fácil é indicar esta opção 'I' e informar a quantidade de dependentes para IR e SF na ficha básica, até que o cadastro de todos os dependentes seja concluído. Assim, depois que tudo estiver cadastrado, alterar este dado para S.
Deve-se ajustar a opção deste campo, excluir o cadastro do Dependente em questão e recalcular a folha, para ajustar a Ficha Financeira do colaborador.