Problema: Na folha mensal foi gerado o evento de Devolução IRRF para alguns colaboradores. Este valor de devolução foi considerado no relatório FPRE001.IRF - Imposto de Renda Colaboradores e também na geração da guia para recolhimento do IRRF, guia DARF. Porém, ao processarmos a Integração Financeira, verificamos que não está ocorrendo a compensação destes valores de devolução no título tipo C05, que é gerado individualmente, ocorrendo diferença entre o valor da guia DARF e o valor da pendência financeira.
Quando ocorre / onde se aplica: Integração Financeira do CIF (título) tipo C05 - IRRF, em meses com devolução de IRRF calculada na folha.
Solução: Verificamos que o CIF tipo C05, que gera os valores individualmente, não considera os valores de Devolução IRRF na geração da pendência. Para que a pendência considere os valores de Devolução IRRF, será necessário utilizar o tipo de CIF C15, que é gerado no momento do cálculo da Darf, onde os valores de devolução serão considerados.
Somente seria possível considerarmos esta devolução de IRRF no título tipo C05, se fosse gerada uma pendência com valor negativo para esta devolução. Desta forma, poderíamos abater este valor e considerar a devolução corretamente. Porém, não tratamos valores negativos na Integração Financeira, visto que não é possível gerar uma pendência com valor negativo para o Gestão Empresarial ERP.
Por isso o título tipo C05 não trata estes valores. Além disso, temos também o fato de que a devolução pode ser maior que o valor de IRRF a descontar do colaborador e neste caso, o que faríamos com o valor restante se o mesmo fosse abatido individualmente? Sendo assim, somente o título tipo C15 tratará os valores de devolução.