20739 - eSocial Homologação (Produção Restrita) - Não gera S-1000 de exclusão
Problema:
Solução:
Após gerar tabelas e enviar o xml S-1000 em base homologação, o eSocial retornou com erro: "Já existe no sistema registro com mesmo código de identificação (chave) em período de vigência conflitante com o período informado no registro atual."
Verificamos que esta situação ocorre devido ao S-1000 de exclusão não ter sido gerado para remoção dos dados no eDocs/ambiente Governo. Em quais situações o S-1000 de exclusão não é gerado e como ajustar esta situação?
Rotina / Tela: eSocial > Consulta Pendências
Solução:
Importante: A orientação desta dica se aplica somente a base de homologação, produção restrita.
Verificar nas definições do eSocial se é utilizada a rotina de Base Descentralizada, caso utilize opção diferente de 0 - Não se aplica, o arquivo de remoção não é gerado.
Somente será gerado S-1000 para remover dados de produção restrita se o arquivo inicial a ser excluído tiver um número de recibo diferente de nulo. Ou seja, caso o cliente tenha enviado o S-1000 inicial e ter retornado com algum erro, não será gerado recibo e neste caso, se desejar excluir os dados de produção restrita deverá informar um número de recibo manual e após isso utilizar a rotina de excluir dados de produção restrita.
Desta maneira será gerado um S-1000 de remoção dos dados de produção restrita, que será enviado ao eDocs/Governo e limpará as informações já enviadas. Após isso poderá gerar tabelas novamente, para novos testes.