20303 - ORA-28000: the account is locked - Erro ao iniciar CSM Center
Problema:
Solução:
A CSM Center não inicia e no server.log é apresentado a mensagem:
[#|2017-11-01T07:21:52.843-0300|WARNING|glassfish3.1.2|com.senior.seguranca.csmcenter.context.CsmCenterContextImplementation|_ThreadID=94;_ThreadName=Thread-2;|[CSMCenter] Não foi possível iniciar a CSM Center. Recurso "conexão com a base de dados" não encontrado ou não disponível. Causa: Error in allocating a connection. Cause: Connection could not be allocated because: ORA-28000: the account is locked.
|#]
- Esta mensagem informa que não é possível iniciar a CSM Center pois o banco de dados não está acessível, ou seja está bloqueado é o motivo do bloqueio e o erro ORA-28000.
Rotina / Tela: É perceptível que a CSM Center está offline, pois os dispositivos ficam offline e na tela de envio de comandos/listas (Supervisão > Online > Comandos > Acesso) é informado que o Gerenciador de Comandos está desconectado.
Solução:
Verificamos que esta situação ocorre quando o usuário da Senior para acesso ao banco de dados está bloqueado, consultando a documentação da Oracle para identificar o que significa este erro, identificamos que o mesmo ocorre quando o usuário tentou acessar o máximo de vezes com a senha errada, ou então o DBA bloqueou a conta.
** Trecho da documentação da Oracle: "Cause: The user has entered wrong password consequently for maximum number of times specified by the user"s profile parameter FAILED_LOGIN_ATTEMPTS, or the DBA has locked the account
Action: Wait for PASSWORD_LOCK_TIME or contact DBA"
Na instrução da própria Oracle é informado que deve-se aguardar o tempo de bloqueio finalizar ou acionar o DBA. Desta forma, sugerimos acionar o DBA responsável pelo banco de dados para que ele possa verificar o que ocorre, se a senha do usuário está correta.