HCM - eSocial - O número de inscrição do transmissor deverá ser igual ao CNPJ/CPF do certificado utilizado para o envio do lote. (/eSocial/envioLoteEventos/ideTransmissor/nrInsc).
Incidente
No módulo Administração de pessoal ao enviar qualquer leiaute para o eSocial, retorna com a mensagem: O número de inscrição do transmissor deverá ser igual ao CNPJ/CPF do certificado utilizado para o envio do lote. (/eSocial/envioLoteEventos/ideTransmissor/nrInsc).
Causa
Esta mensagem ocorre em virtude do número de inscrição do certificado digital ser diferente do número de inscrição da filial transmitida no S-1000 em questão.
Apesar de o certificado digital configurado na empresa estar correto, apontando para o mesmo CNPJ, o certificado digital configurado na filial está incorreto, apontando para um número de CPF.
Solução
Para que seja possível utilizar outorga no eSocial, valide as orientações que constam aqui;
Em outra situação, caso tenha filiais que não serão enviadas pelo seu certificado e utilizarão certificado de outra filial, a empresa deve parametrizar apenas a filial que possui o certificado e abaixo dela as demais filiais como Empregadores.
Importante
Esta última situação se enquadrará na Outorga e neste caso deverá ser avaliado conforme mencionado no início desta solução.
Caso possua o certificado emitido por CPF e procuração eletrônica para as demais empresas, realize os passos a seguir:
1. Cadastre uma filial no eDocs com tipo CPF e informar o CPF do certificado digital para esta filial;
2. As demais filiais que serão enviadas por este certificado, cadastre como empregadores no eDocs abaixo desta filial.
3. Nas definições do Motor no Administração de Pessoal, informe o CPF no campo CNPJ/CPF Certificado Digital;
Observação
Caso já possua a filial com o CNPJ cadastrado no eDocs como filial, para vincular a mesma como empregador abaixo da filial com o CPF, utilize o recurso - Converter Filial em Empregador. Este botão permite converter o registro da filial em um empregador. Ao clicar nessa opção será exibida uma tela para selecionar a filial em que o empregador será criado. O sistema vincula o emissor a nova filial e exclui a antiga. Caso ocorra qualquer problema nesse processo será mostrada uma mensagem para o usuário.